Tutorial Estrela desestruturada em arco-íris

Olá meninas!

Hoje está muito na moda o Patchwork Desestruturado. Por ser uma técnica simples também podemos utilizar aqueles tecidos que sobram de outros trabalhos e não perdemos nada.





Você vai ver que é uma técnica fácil mais deixa os trabalhos maravilhosos então peguem a caixa de tecidos e divirta-se!

Para iniciar o trabalho você vai precisar de tecido branco e retalhos de tecidos separados por cor. Separe todos os tons de vermelho, rosa, roxo, azul, azul claro, verde, amarelo e laranja 🙂

pap-patcwork-estrela-desestruturado2

Depois de tudo separado vamos começar por formar quadrados. Você vai precisar de 16 quadrados para formar a estrela. Vamos começar pelos quadrados brancos, você precisará 4 quadrados 4 1/2″ x 4 1/2″ e (4) 5 1/2″ x 5 1/2″ quadrados. Separe os quadrados e reserve. Agora se você quer fazer de um bloco maior de 20″(4) 5 1/2″ e 4 6 1/2″, se você quer um menor 12″ bloco fazer (4) 3 1/2″ e o bloco de 4 1/2″ (4). Basicamente, você está fazendo as contas para um bloco de 16 patch e sobre o segundo conjunto de praças, adicionando uma polegada para a costura. 🙂

pap-patcwork-estrela-desestruturado3

Agora você está pronta para começar a construir alguns blocos desestruturados. Então escolha uma cor que você separou anteriormente. Pegue 2 pedaços. Eles não precisam ser do mesmo tamanho, porém certifique-se que você tem 2 bordas retas se não acerte com a régua e o cortador circular. Costure as 2 bordas retas e pressione para ambos os lados. Lembre-se de usar uma costura de ¼ polegada para costurar todos os blocos.

pap-patcwork-estrela-desestruturado4

Agora é hora de começar a adicionar mais retalhos. A única coisa que você precisa se lembrar quando adicionando é ter uma linha reta. Eu poderia deixar assim, mas vamos deixar um pouco mais desestruturado com um ar bagunçado. Então, coloque sua régua em qualquer ângulo ao longo dos dois tecidos e criar uma nova linha reta. Em seguida, adicione um novo pedaço de linha reta criada.

Leia também:  Log Cabin

pap-patcwork-estrela-desestruturado5

Mais uma vez, crie uma nova linha reta e adicione uma nova peça. Ao criar novas linhas retas, você não tem que cortar um lado inteiro, você pode criar novas faces cortando apenas partes, contanto que a linha seja reta. Agora é hora de soltar sua criatividade.

pap-patcwork-estrela-desestruturado6

Lembre-se os pedaços cortados podem formar novas peças. Então não tenha medo!

pap-patcwork-estrela-desestruturado7

Por fim, se você achar que tem uma linha muito longa e ainda deseja adicionar outro retalho e manter o olhar desconexo, você sempre pode costurar 2 retalhos primeiro e em seguida, adicioná-lo à linha reta criada.

pap-patcwork-estrela-desestruturado8

Continue fazendo linhas retas e adicionando até que você tenha pelo menos um quadrados de 5 1/2 “x 5 1/2”.

pap-patcwork-estrela-desestruturado9

Uma vez que seu bloco já está grande o suficiente, corte um quadrado de 5 1/2 “x 5 1/2” dele. (E se você quiser fazer outro quadrado, guarde os pedaços que você cortou, eles ajudam muito no começo de um novo bloco).

pap-patcwork-estrela-desestruturado10

Repita este processo para fazer um total de 8 quadrados de 5 1/2 “x 5 1/2” , com cada uma das cores acima mencionadas. Passe a ferro para assentar a costura.

pap-patcwork-estrela-desestruturado11

Depois de pronto, corte todos os quadrados uma vez na diagonal para criar 2 triângulos cada. Também, corte o seus quadrados branco 5 1/2 “x 5 1/2”, uma vez na diagonal.

pap-patcwork-estrela-desestruturado12

Separe um triângulo do branco com um triângulo de cada cor e forme 8 quadrados. E depois uma os triângulos: azul claro e verde, amarelo e laranja, azul e roxo e rosa e vermelho.

pap-patcwork-estrela-desestruturado13

Costure todos os triângulos com ¼ de polegada para formar um quadrado. Passe a ferro para assentar a costura. Repita esse procedimento com todos os triângulos.

pap-patcwork-estrela-desestruturado14

Refile todos os quadrados até 4 1/2 “x 4 1/2” use a costura na diagonal como um guia. Repita esse processo em todos os quadrados que você costurou (Se você mudou o tamanho do seu bloco, apare até o tamanho de seu menor quadrado branco).

Leia também:  Árvore de Natal em Patchwork - Tutorial

pap-patcwork-estrela-desestruturado15

Agora está pronto seu bloco. Coloque seus blocos em ordem sobre uma mesa e forme a estrela conforme imagem abaixo.

pap-patcwork-estrela-desestruturado16

Para costurar, colocando seus 16 quadrados em pares de 2 em dois. Coloque direito com direito e passe uma costura reta de ¼ de polegada. Com ajuda de um ferro passe as costuras de cor/cor sempre aberta. E as costuras de cor/branco sempre virada para o branco.

pap-patcwork-estrela-desestruturado17

Agora, você pode costurar os pares em 4 quadrantes. Coloque os pares superiores os pares debaixo, com os lados direito juntos e passe uma costura reta. Tome cuidado ao unir as costuras. Para isso use alfinetes. Depois de costurado abra a costura a ferro.

pap-patcwork-estrela-desestruturado18

Agora, costure os quadrantes em 2 partes. Como mostra imagem abaixo. Mais uma vez, tome cuidado para unir as costuras. Faça uma costura de ¼ de polegada e abra com auxílio do ferro.

pap-patcwork-estrela-desestruturado19

Para encontrar as costuras, uma dica que uso em meus trabalhos é colocar um alfinete bem no meio da costura de uma peça a outra. Sempre alfinete os trabalhos isso dará mais segurança ao costurar, porém tome cuidado para não quebrar a agulha da máquina no alfinete.

pap-patcwork-estrela-desestruturado20

Por último, costure as 2 últimas peças. Coloque-os com os lados direito juntos cuidando para encontrar as costuras. Passe uma costura reta e abra a costura com o ferro de passar. Corte um pouco de tecido do centro (como na imagem). Não corte mais que 1/8″, mas apenas o suficiente para que você possa deixar a peça plana.

pap-patcwork-estrela-desestruturado21

Depois de tudo costurado passe a ferro para assentar a costura se necessário refile as bordas para nivelar. Pronto o que você achou da estrela? É linda, não é mesmo?

Leia também:  Nine Patch

pap-patcwork-estrela-desestruturado22

Observe o centro não é incrível!!!

pap-patcwork-estrela-desestruturado23

Espero que tenha gostado da estrela. Se você fizer sua própria estrela, compartilhe conosco na fan page: eu adoraria vê-la.

Até o próximo passo a passo e desejo um dia Feliz de Quilting!!!

Abraços Grazi

Fonte: http://www.happyquiltingmelissa.com/2012/12/scrappy-rainbow-star-tutorial.html

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − oito =