Transformando o artesanato em uma carreira de sucesso

Se você está procurando uma outra forma de ganhar dinheiro que alie prazer e ainda tempo para você o artesanato pode ser uma opção, principalmente se você já foi picado pelo bichinho dos trabalhos manuais. Se você sempre escuta dos amigos “Você deveria vender isso”. Estas quatro palavras podem ser intoxicantes para alguém que se empolga ao fazer um chaveiro de bebê ou uma camisola de malha, ou cuja a caneca personalizada desperta o desejo de todos no escritório.

Como proporcionar a mudança

Mas o que leva alguém sair do trabalho formal para correr atrás de seu sonho e transformá-lo em um ofício “Você consegue imaginar-se em uma sala ensolarada, produzindo suas peças com muito amor”. Mas você ainda não tem noção de como converter aquela cena aconchegante em algo lucrativo e duradouro. A boa notícia é que existem cursos online que ensinam como você se preparar e a vender o seu trabalho pela internet mesmo que você esteja começando do zero.

Conheça seu mercado

Você primeiro deve começar vendendo apenas o que alguém vai comprar, então você deve determinar se há um mercado para seus produtos. Se você tiver um amigo é dono que tenha uma boutique, pergunte se você pode vender seus produtos lá em caráter experimental. Você também pode participar de uma comunidade online de compra e venda (Elo7, Mercado Livre) se possível participe de feiras de artesanato de sua cidade e das cidades vizinhas. E assim que os negócios decolarem você precisa ser realmente honesto consigo mesmo e elaborar um plano de negócios. Quanto vão custar seu aluguel e suprimentos? Como você irá financiar o início? Qual será o seu salário? Quanta ajuda você precisará para produzir em escala rentável? E quanto será preciso cobrar para se ter lucro?

Comece pequeno, mas pense grande

Para começo, como já mencionei anteriormente procure grandes sites que ajudam pequenas empresas e entusiastas a vender seus produtos artesanais pela internet. Para produtos artesanais, Elo7 é provavelmente o mais conhecido. É fácil de configurar uma loja lá, e as taxas são bem acessíveis. Para você que está iniciando uma experiência de venda mais personalizada, considere a criação de uma loja nesse formato. Você também pode vender seus produtos em feiras de artesanato e mercados. Com o tempo, você vai descobrir os locais que funcionam melhor para você. Então, da próxima vez que alguém convidar você para vender seus produtos artesanais, você será capaz de sorrir e diz, “Oh, sim.” Quer mais inspiração?

Conheça duas mulheres que transformaram sua arte em bons negócios.

Jane é escultora de vidro e joalheira. No começo era auxiliar de outro escultor de vidro e fazia joias de vidro para os amigos.  Até que um amigo recomendou o trabalho para uma boutique. Logo depois um site de moda popular falou de suas peças. Ela recebeu muitos pedidos depois de tanto sucesso parou de trabalhar como auxiliar e passou a se dedicar inteiramente para si. Ela fez um empréstimo para pagar os custos iniciais.

“Pode ser incrivelmente assustador, não tendo a estabilidade de um rendimento regular,” comenta ela.

“Mas acho que a ameaça de não ter sucesso é o que alimentou a minha ambição.”

Hoje ela tem uma empresa de pequeno porte que faz joias e esculturas de vidro e vende em galerias e lojas e no seu site.

Jenny Gordy, é Designer de roupas. Quando ainda estudava moda ela começou a postar as roupas que ela estava fazendo para si mesma na mídias sociais. A partir daí, as pessoas começaram a fazer encomendas através de e-mails e tudo começou a crescer.  Ela começou a vender suas peças online diretamente aos clientes no atacado, isso faz com tenha um valor mais baixo. E para complementar sua renda ela ainda ministra aulas de costura. Hoje ela tem uma empresa de pequeno porte de costura e vende as peças on-line.

Muitas vezes a oportunidade pode aparecer das coisas que nem imaginamos. As grandes oportunidades podem aparecer de uma dificuldade, de um hobby, de uma necessidade de mudança. Conheço histórias de artesãs que começaram por um acaso e foram desafiadas e aceitaram o desafio e hoje estão muito bem obrigada e são exemplo de empreendedorismo para outras pessoas como você!

Comércio justo

Mesmo na era da Internet, ainda é importante vender sua mercadoria em lugares físicos. Aqui estão ótimos lugares e ideias a considerar.

Feiras Locais

Feiras Artesanais

Ao contrário das vendas on-line, as feiras são ótimas para observar os clientes como eles veem suas mercadorias. Suas reações e feedback podem ajudá-lo a melhorar seus projetos e vendas. E também é uma forma de fazer seu nome e mostrar seu trabalho para novos possíveis clientes, por isso, tenha sempre muito cartões de visita com seu site, telefone para contato ou e-mail e redes sociais para deixá-los antenados para novos produtos.

Criação de Redes Sociais

Onde quer que você venMidias Sociaisda, tenha sempre cartões, folders ou até uma ficha de inscrição assim você pode enviar e-mails sobre novos produtos e eventos. Também tenha um blog, uma conta no Twitter, ou uma página de fã no Facebook. Você pode se sentir desconfortável com a autopromoção, mas fique tranquilo, todos os empresários bem sucedidos fazem isso. O importante aqui é aparecer e mostrar seus produtos personalizados.

Quer saber mais como transformar o seu hobby com artesanato em um verdadeiro e grande negócio lucrativo então acesse aqui.

Comentários

comentários


Recent Posts