Saiba tudo sobre agulhas

A agulha é uma das partes mais importantes da máquina de costura. Existem cuidados que garantem que a costura fique perfeita, como escolher a agulha apropriada para o tecido e para a linha que você vai utilizar, o que faz com que a linha não quebre e os pontos fiquem perfeitos, sem estragar o tecido ou danificar a agulha.

Como esses cuidados com a agulha são essenciais, separei algumas dicas de agulhas para que te ajudar a melhorar ainda mais sua costura. São dicas simples e super legais que nunca ficam velhas. Aqui vão as partes que achamos mais bacanas e que ajudam a acertar na hora de escolher a agulha para o seu projeto.





 

Tipos de agulhas

 

– Agulhas de ponta normal ou fina (Sharp points, regular ou microtex)

Tem a ponta levemente afilada. E é ideal para tecidos planos porque a ponta fina vai “machucar” menos o tecido. Esse tipo de agulha você vai encontrar nos tamanhos de 9 a 18

 

– Agulhas de ponta universal (Universal point)

Tem a ponta levemente arredondada. E serve para os tecidos planos e malhas, por estar no meio termo entre afilada e arredondada. Esse tipo de agulha você vai encontrar nos tamanhos de 11 a 14

 

– Agulhas de ponta arredondada (Ball point ou stretch)

Tem a ponta arredondada. Quanto maior a agulha, mais arredondada. É ideal para malhas e tecidos stretch porque ela “escorrega” entre os fios da malha, ao invés de espetar. São indicadas em malhas que estragam quando um fio se parte (fio corrido). Você vai encontrar agulha nesse modelo nos tamanhos de 9 a 16.

 

– Agulhas de bordado (Embroidery needles)

Tem o buraco maior, para passar fios de bordado que são mais grossos. Ideais para bordados livres e decorativos. Esse tipo de agulha que tem o buraco maior quebra menos a linha. Você vai encontrar agulhas nos tamanhos de 11 a 14.

Leia também:  5 dicas para você costurar melhor e em menos tempo

 

– Agulhas de quilting (Betweens)

Menor do que uma agulha normal, com o buraco pequeno, porém mais forte. Por ter uma ponta reforçada serve para passar por várias camadas de tecido (quilt sanduíche) e para passar por cima de outras costuras. Esse tipo de agulha está disponível nos tamanhos de 9 a 12

 

– Agulhas de pesponto (Topstitching)

O buraco dessa agulha é um pouco maior, e ela serve para dar acabamentos pespontados, com um ou dois fios de linha. Esse tipo de agulha tem nos tamanhos de 9 a 14

 

– Agulhas para jeans (Denim)

Sua concavidade é mais funda e a ponta é afilada. É indicada para tecidos pesados como jeans, lona, vinil e couro sintético. Desenhada para costurar sem pressionar o tecido no buraco da chapa da agulha. Você vai encontrar agulhas nos tamanhos de 9 a 16.

 

– Agulhas de ponta facetada (Wedge point ou Leather)

A ponta da agulha é fina, com as bordas facetadas. É indicada para couro e vinil. Sua ponta facetada é feita para furar o tecido criando um buraco que se fecha sobre ele mesmo quando a agulha sobe novamente. Este tipo de agulha é encontrado nos tamanhos de 11 a 18.

– Agulha dupla

Tem a ponta arredondada. É ideal para fazer uma costura dupla paralela, imitando a costura dupla da máquina galoneira, tão comuns em mangas, barras e decotes e para fazer nervuras nos tecidos. Este tipo de agulha é encontrada nos números 9 (para tecidos finos), número 14 (para tecidos médios) e número 18 (para tecidos grossos).

Tamanhos de agulhas

Uma regrinha básica sobre os tipos de agulhas é, quanto mais grosso o tecido mais a regra básica de tamanho é: tecido mais grosso pede uma agulha maior.

Leia também:  5 dicas para você costurar melhor e em menos tempo

Pensando nisso:

  • Tecidos delicados como: a seda, chiffon, voil, renda e organza, a agulha número 9 é a mais indicada.
  • Tecidos leves como: os tecidos sintéticos leves, tafetá ou chamois, a agulha indicada é o tamanho 11.
  • Tecidos médios como: Popeline, linho, musseline, crepe, flanela, malhas, jersey, lã, e tecidos stretch, a agulha número 14 é a mais indicada.
  • Tecidos médios a pesados como: gabardine e tweed, a agulhas 16 são mais apropriadas.
  • Tecidos pesados como: Jeans, tecidos para estofados e lona, a agulha mais indicada é a agulha número 18.

Comprando agulhas

Sempre que for comprar as agulhas para sua máquina de costura leve anotado o modelo da sua máquina. Pergunte quais são as agulhas para o seu modelo de máquina e compre a que mais você usa.

Escolher as mais baratinhas também pode te custar a paciência na hora de costurar, com muito quebra-quebra. Uma agulha de boa qualidade costuma ser suficiente para aguentar de 8 a 10 horas de trabalho.

Dicas importantes

  • Troque imediatamente a agulha se ela estiver cega ou lascada. Para você não correr o risco de estragar o tecido.
  • Troque a agulha sempre que começar um projeto novo. Vale ter várias agulhas de reserva já que elas não são caras.
  • Verifique sempre se a agulha de sua máquina está colocada corretamente, com a parte reta encaixada na máquina. Caso ela não esteja, os pontos podem sair em falso ou não formar o ponto.
  • Cuide para que a agulha não esteja torta ou suja.
  • Outro cuidado e não menos importante e com a espessura da linha, lembre-se ela deve passar livremente pelo buraco da agulha, sem enroscar.

Espero que essas dicas te ajudem a melhorar ainda mais sua costura.

Um grande abraço e muita costurices a todos! E até o próximo post.

Leia também:  5 dicas para você costurar melhor e em menos tempo

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =