Tecido Xadrez: Uma das estampas mais famosas

No mundo da moda sempre tem algumas tendências que são atemporais ou que nunca saem de moda. O Xadrez fica bem com qualquer coisa, desde peças para decoração, bolsas e peças de roupas.

Um pouco da história do Tecido Xadrez

O xadrez ou tartan como é também conhecido, significa tecido de lã leve e sempre foi associado aos escoceses e seus famosos kilts, que só começaram a usá-lo no século XVIII. Através de descobertas arqueólogos, foram identificadas em escavações padronagens nas roupas, que eram produzidas com fios de lã cruzados. No entanto, os celtas já usavam esse tipo de tecido em sua época.





Mesmo sem toda a tecnologia que temos hoje, as roupas dos celtas eram coloridas e bem adornadas. Há quem diga que essa influência vem da Índia, por suas muitas cores utilizadas.

Encontramos muitas variações do xadrez. Como o clássico pied-de-poule, o Vichy, usado no vestido de noiva de Brigitte Bardot e o famoso Burberry.

Tecido Xadrez na Moda

Na ordem da esquerda para direita os xadrezes: Vichy, Burberry, Pied-de-poule, Argilé, Madras, Tartan e Príncipe de Gales – e ainda existem muitos outros!

Mesmo sendo super antigo, o xadrez continua firme e forte na preferência de muitas pessoas e sendo muito usado no mundo todo!

O Xadrez e o patchwork

O tecido xadrez é ótimo para criar ambientes mais aconchegantes, pois suas estampas clássicas deixam qualquer ambiente mais intimista.

É ótima para ser usada em peças para homens como colchas, almofadas, nécessaire, malas, bolsas, cortinas etc.

Colchas tecido xadrez

Tecidos Xadrez na decoração

Já para quem gosta de fazer coincidir o xadrez ou até mesmo a listras deve tomar alguns cuidados.

Dispor moldes no tecido listrado ou xadrez muitas vezes pode se tornar difícil. Os tecidos com estampa em xadrez, listras e padrões geométricos são bastante parecidos quando se trata da disposição de moldes e corte.

Leia também:  Como aproveitar os retalhos de manta

Primeiramente é necessário dispor os moldes no tecido listrado ou xadrez e encontrar o centro do molde e escolher uma lista ou espaço que corresponda ao centro da peça. Já para as peças que necessitam ser cortadas com os moldes dobrados, deve-se dobrar o tecido exatamente ao meio no ponto que será usado como referência.

O segundo ponto a ser observado é a colocação das listas transversais dominantes sobre os tecidos xadrez ou com listras transversais na disposição de moldes. De modo geral, as listas dominantes devem ser colocadas sobre ou o mais próximo possível das beiradas da peça, como nas bainhas. No entanto essa “regra” não se aplica nos casos em que os modelos são em evasê.

Tecidos Personalizados

Outra forma bacana de criar suas peças de uma forma personalizada e deixar com sua cara é criando suas próprias estampas nos tecidos. Mas você deve estar pensando, isso é possível?

É possível sim! Hoje encontramos empresas especializadas nesse tipo de serviço e que entregam sem você precisar sair de casa. Além de empresas americanas você já conta com empresas brasileiras que já estão investindo nesse tipo de serviço

Quer saber mais sobre esse tipo de serviço clique aqui e leia um post que escrevi explicando tudo, com endereços dos sites.

Então…

O tecido xadrez é um tecido que está super na moda e que é atemporal e vai bem para homens, mulheres, crianças. Experimente inovar em suas peças de artesanato com esse tecido que tem muita história.

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =