Réguas para Patchwork: 13 Itens para Facilitar a sua Vida na Costura

Se você gosta de patchwork e pretende fazer peças para vender a aquisição de réguas se torna imprescindível, pois elas vão te ajudar a otimizar seu trabalho.

Claro que você não precisa comprar todas de uma vez, mas vale reservar um valor para ir comprando aos poucos. Mas para você começar uma régua de patchwork de 15x30cm é ótima e ajuda muito, eu mesmo adoro a minha e ela não é muito cara.

Réguas

Existem réguas pra tudo pra fazer viés, régua para barrados, régua para fazer triângulos de todos os tamanhos, réguas quadradas, régua tumbler, régua para o falso hexágono, régua para costuras curvas e muitas outras réguas.

O mais importante é que elas são muito resistentes e ajudam e muito na hora que você tem que montar uma peça grande como uma colcha. Pois, facilita e muito na hora de esquadrar os blocos quando você tem 20, 30 ou 50 blocos para deixar do mesmo tamanho.

Como já disse anteriormente, existem muitas réguas e para te ajudar separei algumas réguas mais usadas e que gosto muito e recomendo.

Réguas para Patchwork

 

  • Régua para Patchwork Patchruler – 05x40cm

Régua para Patchwork Patchruler

Essa régua para Patchwork Patchruler é uma régua que é utilizada para medir os tecidos, fazer marcações na bordas. Por ser uma régua de fácil manuseio ela também pode ser usada na confecção de moldes de patchwork e de corte e costura. Produzida em acrílico transparente, possui marcações em centímetros e canto mitrado.

 

 

  • Régua para Patchwork – 10x45cmRégua para Patchwork 10x45

Ideal para trabalhos em tecido, scrapbooking e patchwork. A régua para Patchwork 10×45 cm tem espessura de 3mm, com marcações que facilitam a visualização em tecidos claros e coloridos é também utilizada para medir os tecidos, moldes e corte e costura. Produzida em acrílico transparente, possui marcações em centímetros e ângulos (30°, 45° e 60°).

Onde comprar: clique aqui

  • Régua para Patchwork – 15x15cm

Régua para Patchwork 15x15 cm

 

Régua em acrílico transparente, espessura 3mm, com marcações de cm e ângulos. Ideal para Patchwork, trabalho artesanal com retalhos de tecido. Produzida em acrílico transparente, possui marcações em centímetros e ângulos (30°, 45° e 60°).

 

 

  • Régua para Patchwork – 15x30cmRégua para Patchwork 15x30 cm

Essa Régua para Patchwork é utilizada para medir os tecidos, moldes e o que mais for necessário. Um tamanho ideal para qualquer artesão ter, pois é uma régua mais usada devido sua facilidade de manuseio. Produzida em acrílico transparente, o que facilita o uso em tecidos claros ou escuros.  Possui também marcações em centímetros e ângulos (45° e 60°).

Onde comprar: clique aqui

  • Régua para Patchwork – 31,5×31,5cm

Régua para Patchwork 31,5x31,5 cm

Régua ideal para trabalhos em patchwork, trabalhos artesanais com retalhos de tecidos e ótima para refilar blocos. Produzida em acrílico transparente, possui marcações em centímetros e ângulo (45°).

 

 

  • Régua para Patchwork – 15x60cmRégua para Patchwork 15x60 cm

É uma régua produzida em acrílico transparente, possui marcações em centímetros e ângulos de 30°, 45° e 60°. Ideal para trabalhos em Patchwork em que você precise de uma régua maior é usada também para medir os tecidos, moldes e o que mais for necessário para desenvolver um trabalho.

Onde comprar: clique aqui

  • Régua Patchwork para Acabamento (4cm)

Régua para Acabamento 4 cmA régua patchwork é utilizada para ajudar nas diversas técnicas de “união de tecido” e acabamento escama de peixe. Essa régua é produzida em acrílico cristal. Ferramenta ideal para dar acabamento aos trabalhos de Patchwork.

 

  • Régua Patchwork para Acabamento (6cm)

Régua para Patchwork 6cmRégua produzida em acrílico cristal o que permite melhor visualização. É uma ferramenta ideal para dar acabamento aos trabalhos de Patchwork. Essa régua também é usada para fazer acabamento escama de peixe e unir tecidos.

Onde comprar: clique aqui

  • Régua para patchwork “Equilátera”

Régua para Patchwork Equilátero

 

Régua em formato triangular que possibilita o desenvolvimento de inúmeras técnicas e blocos de patchwork. Com ela também é possível cortar facilmente hexágonos e losangos.

A régua Equilátera possui marcação de até 14 cm na horizontal e na vertical e é demarcada a cada 0,5 cm, formando uma grade para facilitar o ajuste da régua sobre os tecidos e a placa de corte e que possibilita uma infinidade de utilização em ambos os sentidos, tornando a régua muito mais versátil.

 

  • Régua triangular “Isósceles”

Régua para Patchwork IsóscelesEssa régua em formato triangular tem como característica a facilidade de cortar triângulos de forma prática e rápida para o desenvolvimento de várias técnicas, ou para cortar encaixes triangulares para compor topos montados em ângulo.

A régua Isósceles desenvolvida pela Tia Lili também é usada para montar cantos mitrados e para refilar cantos em 90°. Ela possui marcação de até 14 cm na horizontal e na vertical e é demarcada a cada 0,5 cm, formando uma grade para facilitar o ajuste da régua sobre os tecidos e a placa de corte e que possibilita uma infinidade de utilização em ambos os sentidos, tornando a régua muito mais versátil.

 

  • Régua para Dresden Plate com borda reta

Régua Desdren Plana

 

Régua para a técnica Dresden Plate e muitas outras, possui borda reta. A régua possui 21 cm no total, com a possibilidade de 10 “pétalas” (ou partes) numa circunferência de 360º. Ela tem, portanto, ângulo de 36º.

 

 

 

  • Régua Dresden Plate com borda curvaRégua Desdren com borda Curva

Régua para a técnica Dresden Plate (e muitas outras!), com bordas curva. A régua de borda curva possui 16 cm no total e um complemento curvo, com a possibilidade de montar 8 “pétalas” (ou partes) numa circunferência de 360º. Ela tem, portanto, ângulo de 40º.

 

  • Régua para Dresden 30°

Régua Desdren 30º

 

Réguas antiderrapante, para desenvolvimento de peças com a técnica do Dresden. Utilizada para criar padrão semelhante a uma flor, esta régua facilita o corte e marcação precisos das pétalas em diversas medidas no tecido.

Essa régua torna fácil e rápido criar um bloco de Dresden. Possui um ângulo de 30° para o corte de 12 pétalas e criação de um círculo completo.

Crie pétalas de 9, 12, 15 ou 18cm de altura com o topo arredondado ou pontudo de maneira fácil, pois você pode cortar com precisão através dos vãos da régua, com um cortador circular.

Onde comprar: clique aqui

Fica a dica!

Ao comprar as suas réguas é importante arrumar um lugar adequado para guarda-las para que elas não risquem ou até acabem caindo e quebrando. Recomendo um suporte em madeira (clique aqui) que vai deixar todas suas réguas organizadas e todas à mão.

Suporte de Madeira para Régua

Quer aprender como criar blocos de patchwork tradicionais num passo a passo bem explicado. Então clique aqui e conheça alguns trabalhos bem fáceis de fazer e crie suas peças hoje mesmo!

Leia também:

Quer aprender mais sobre patchwork? Então deixe nos comentários abaixo o que você gostaria de ver aqui em nosso blog.

Beijos e muita costurices! 🙂

Comentários

comentários


Recent Posts