Qual a melhor máquina de costura para iniciantes

É difícil decidir qual a melhor máquina de costura para iniciantes, pois hoje encontramos uma grande variedade de modelos e marcas no mercado. Apesar das nossas preferências, porém existem tantos outros fatores que também podem influenciar na escolha da máquina de costura melhor para seu perfil como as características, o tipo de pontos, a garantia e o preço da máquina.

Como você muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher a minha primeira máquina de costura. Pois muitas vezes temos medo de investir dinheiro em uma máquina que depois descobrir que não nasci para costurar, ou ainda comprar uma máquina cara que não supre minhas necessidades.





E para isso resolvi ajudar você a decidir qual a melhor máquina de costura.

Primeiro você tem que entender, quais são as duas diferenças entre as máquinas. Como assim? Existem tantas máquinas e só duas diferença? Calma!!!

Isso mesmo no mercado existe dois tipos de máquinas: as mecânicas e as eletrônicas. As duas utilizam energia elétrica e têm os pezinhos para controlar a velocidade para você costurar, porém nas máquinas mecânicas você vai alterar os pontos, o tamanho  na manualmente girando o botão e nas eletrônicas você altera os pontos, o tamanho no painel eletrônico.

No entanto as máquinas mecânicas são mais utilizadas para costura caseira, pesada e aguenta uma produção pequena. Agora as máquinas eletrônicas são para costuras mais leves. Nada de fazer pequenas produções na máquina eletrônica. Você estará diminuindo seu tempo de vida útil.

Entretanto se você decidir investir na carreira de patchwork e fazer grandes encomendas é melhor você investir em uma máquina que aguente o tranco tanto de volume como quantidade.

Leia também:  Qual a melhor máquina de costura para iniciantes

Mais é claro que para começar você não precisa de uma Top de linha, uma máquina simples com costura reta você já consegue fazer muita coisa. Eu mesma comecei em uma máquina Singer 242 que ganhei da minha mãe e tenho até hoje. E sabe que a vovó ainda dá conta. Então você não tem motivos para desistir de entrar nesse mundo maravilhoso da costura.

Uma coisa importante que você tem que levar em conta a escolha da máquina é muito pessoal, às vezes o que é boa pra mim não é boa pra você. Então procure e pesquise não tenha medo!

E para facilitar um pouco sua escolha separei algumas das melhores opções quando se trata de máquina de costura para iniciante:

Singer Facilita 2818

É também uma máquina de uso doméstico, com 18 pontos básicos (reto/ziguezague), Essenciais (3 pontinhos/bainha invisível), Flexíveis (para costurar malhas) e Decorativos, e possui um braço livre, possibilitando a costura em mangas e barras de calça por exemplo. Possui comprimento e largura ajustável de ponto, e 3 posições da agulha, chapa isoladora dos dentes para bordados livres e para fixar botões, pontos flexíveis de ajuste, para melhor aparência do ponto. Quem tem essa máquina elogia bastante, principalmente por ser silenciosa, ter pontos firmes, e costurar tecidos grossos sem grandes dificuldades.

Elgin – Genius JX-4000

Ela possui 14 pontos e caseador automático, é portátil, possui braço livre para facilitar costuras tubulares, faz costura reta e zig-zag em 4 larguras, invisível, tripla reta, prega zíperes e botões, costura lastex, tem cortador de linha, enchedor de bobina automático, isolador de dentes automático, Overloque inclinado (não corta tecido), Costura com agulha dupla e regulador do pé calçador. Completinha. Muitas pessoas gostam bastante do seu designer, tamanho, custo/benefício e supre bem as necessidades de costureira iniciante.

Leia também:  Máquina de Costura para Quilt e Patchwork Singer Confidence Quilter 7469Q

Janome 2008

Possui 8 pontos de costura incluindo um caseador de 4 passos. Ideal para iniciantes na arte da costura e em acabamentos. Possui bobina, cortador de linha integrado e caseador automático. Ela costura com agulha dupla é silenciosa e permite costuras tubulares (barras de calças e mangas). As pessoas gostam dessa máquina por ser simples de manejar, um pouco mais rápida, é muito resistente além de silenciosa, macia, estável… Ótimo custo-benefício.

Brother SQ 9000

É uma máquina que possui 80 pontos, incluindo pontos utilitários, decorativos, tradicionais, quilting e 8 estilos de caseado e 1 fonte, acompanha também uma mesa extensora e acessórios especiais de quilting, como walking foot e calcador de quilting leve; Ponto de caseado especial para patchwork, painel de operação LCD, pontos de apliques para patchwork com 7mm, velocidade de até 850 pontos por minuto, sistema automático de colocação de linha na agulha, botão de controle para iniciar e parar a costura  e seletor de velocidade. As pessoas gostam por ter um ótimo custo/benefício ao se considerar o preço, os recursos, a quantidade de pontos e de acessórios inclusos, por serem máquinas leves e de fácil transporte.

Então qual a melhor máquina de costura para iniciantes?

Você deve ter percebido que a escolha de uma máquina é muito pessoal e dependerá muito de qual é a sua real necessidade e de quanto você está disposto a gastar e outra coisa que temos que levar em conta também na hora da escolha é certificar-se se na sua cidade ou próximo dela existe uma autorizada da máquina que você escolheu para comprar.

Vejo muitas pessoas se queixarem das máquinas que tem em casa, porém na verdade às vezes não conseguimos nos entender com a máquina e achamos que ela veio com algum defeito de fabricação ou não usamos todos os recursos que sua máquina oferece. Então na verdade independentemente de marca e modelo você tem que se sentir bem com a máquina.

Leia também:  Dicas de manutenção de sua máquina de costura

Abraços e muitas costurices!!!

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =