Patchwork para Iniciantes

Patchwork para Iniciantes

O patchwork  é a técnica artesanal de combinar retalhos de tecidos que vão compor uma peça. E o quilt é a costura usada no patchwork. Se você é iniciante em patchwork saiba que essa técnica está sendo bem valorizada no mercado e podemos encontrá-las em bolsas, jogo americano, almofadas, pano de mesa e até em painéis para parede e porta.





patchwork é composto por três partes como um sanduíche: o tecido de base que é a parte dos retalhos costurados, o da manta que dá mais volume à peça e o forro para dar o acabamento na parte de trás. O patchwork para iniciantes é uma técnica apaixonante e de fácil execução.

O que fazer utilizando patchwork?

Atualmente existe uma gama de coisas que podem ser feitas com a técnica do patchwork, tais como as famosas colchas de retalhos, mantas, cortinas, almofadas, bolsas, malas e muitos outros. Veja

Também é possível decorar sua cozinha e toda casa com um charme e o melhor, feito por você. Veja o post da Artesã Silvana Greice que ensina a fazer um barrado de pano de prato bem simples e fácil para as iniciantes. Confira!

Podemos criar uma infinidade de coisas, para isso, basta ter criatividade e o principal fazer com carinho e capricho! Então bom trabalho!

Dicas de Patchwork para Iniciantes

  • O primeiro passo para quem jamais fez nada é começar com peças simples, retas e sem muitos detalhes. Panos de prato são ideais, como as capas de almofada ou qualquer outra peça sem muitos cortes.
  • Agora se você não tem muita pratica em costurar à máquina comece treinado em retalhos de tecidos riscados em linha reta, curvas, pontas e passe à máquina com o ponto reto. É um ótimo treino para acostumar com a máquina e controlar o pé.
  • Outra técnica de patchwork para iniciantes e unir retalhos e fazer tapetes, colchas de retalhos, descanso de panela são todas peças bem simples e fáceis de fazer e não exigem muito de seu tempo.

A arte é basicamente costurar e unir pedaços de tecidos, ou cobrir tecidos com outros tecidos e materiais diferenciados, por isso é só escolher o que quer fazer e mãos a obra.

Outra forma de desenvolver essa técnica é através de cursos de patchwork com eles você vai aprender novas técnicas e tudo que é tendência no mercado.

Leia também: Material para Patchwork


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =