Colcha de retalhos um presente para si e para os outros

Os tecido de algodão 100% é o melhor para fazer uma colcha de retalhos. Porém existem alguns preparos que temos que ter antes de começar nossos projetos. No entanto, neste post vou ensiná-lo como fazer patchwork de uma forma correta e sem surpresas inesperadas.

Para começar sempre lave seus tecidos antes de usá-los para saber se alguns soltam tintas ou encolhem (todo tecido de algodão encolhem um pouco). Esse procedimento simples pode evitar com que você perca todo seu trabalho. Apesar de encontrar tecidos de boa qualidade no mercado, alguns ainda podem nos dar alguns sustos. Procure lavá-los separadamente e deixe secar a sombra sem prender esticando o tecido, prefira colocar prendedores na lateral, isso ajuda não marcar o tecido.





Existem pessoas que gostam de engomar o tecido para depois cortá-los por dizer que facilita muito, não costumo fazer esse procedimento, mas é valido.

Passar a ferro o tecido pelo comprimento, dobrando pela largura, isso ajudará na hora de cortar. Assim você ganha, que é muito importante.

Compre tecidos de qualidade, principalmente os tricolines, com as tramas mais fechada são mais encorpados o que evita que percam a forma. Os tecidos de boa qualidade agregam valor as suas peças pela qualidade.

Guarde seus tecidos todos separados por tamanho, cores e longe de poeira e sol direto. Até os retalhos podem ser armazenados em caixas organizadoras. Quanto mais organizado, mais fácil fica na hora de procurar. No mundo do patchwork não se perde nada, tudo pode ser aproveitado e transformado em peças lindas! Lembre-se, uma colcha de patchwork terminada nunca pode ser armazenada em plástico.

Leia também:  Como fazer Patchwork: as cores e suas combinações

Faça o uso inteligente dos tecidos para aproveitar o máximo de cada um. Pois em meu tempo de patchwork descobrir que podemos fazer milagres com pouco tecido. Invista em tecido lisos que dão um charme as peças e além de serem mais baratos.

Bom, fim de papo vamos ao que viemos fazer hoje!

Como fazer Patchwork

Se você nunca fez uma colcha de retalhos você achará bastante simples e viciante. Há muitos projetos fáceis disponíveis que você pode escolher. Sua criatividade vai voar. Claro, se você tiver receio pode escolher alguns retalhos de projetos anteriores, apenas para ser capaz de entender os princípios básicos. E quando você perceber o como fazer patchwork é simples vai ser emocionante, fácil, rápido e acessível.

Depois de escolher seu projeto, separar os tecidos e cortar quadrados, retângulos e tiras. Ligue com uma costura reta os lados direito com direito. Se preciso coloque alfinetes para deixar mais seguro a costura. Não esqueça de abrir as costuras quando terminar. Faça quanto bloco necessário para fazer o tamanho desejado de sua colcha. Uma dica que dou para as iniciantes e começar fazendo colcha para bebês ou mantas para cobrir ou enfeitar.

Não procure perfeição, mas faça o seu melhor sem exageros. Com o tempo você vai melhorando naturalmente, descobrindo técnicas para facilitar seu trabalho, e olha que sempre temos o que aprender eu mesma não sei tudo, tenho ainda muito que aprender. (rs)

Você pode fazer uma amostra para entender o como fazer patchwork e seus processos e fazer um enfeite para uma bolsa, avental, pegador de panelas, capa de almofada ou até colocar no pano de copa. O importante é entender como é montado depois que você já tiver mais confiança faça os blocos para montar a colcha. Agora é soltar a imaginação!

Leia também:  Como fazer patchwork: Técnicas de Quilting

Uma coisa que gosto de fazer é observar como cada bloco foi feito, quais formas foram usadas como foram costuradas. Isso me ajudou a perder o medo de fazer coisas novas e maiores.

Uma coisa bacana para se fazer e praticar o patchwork e fazer vários blocos com diferentes técnicas e depois formar uma colcha unindo todos os blocos.

Assim que pôr sua imaginação para trabalhar você sem perceber estará fazendo colchas em patchwork e dando de presente para si mesma e para os outros quem sabe se você quiser isso pode ser pontapé inicial para uma nova oportunidade de ganhar dinheiro.

Você pode fazer bolsas, guardanapos personalizados e caminhos de mesa, jogo americano, capas de livros, carteiras, almofadas no ano inteiro. Comece fazendo amostras para mostrar para quem se interessar. Mas não esqueça das colchas que são minha paixão elas são maravilhosas e fáceis de fazer e é um ótimo presente!

O patchwork além de ser prazeroso é uma técnica em que você pode decorar sua casa e ainda presentear quem amamos!

Adoro presentear as pessoas com almofadas, carteiras, jogo americano e bolsinhas. E você, com o que você gosta de presentear as pessoas? Comente abaixo e compartilhe conosco também.

Boa costurices!

Leia também: Colcha de retalhos e  descubra muitas dicas que vão te ajudar!

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 5 =