Patchwork Artístico

Para fazer o Patchwork Artístico você pode fazer releituras de obras de arte ou criar suas próprias obras ou ainda usar fotografias como base para a composição de suas peças. Você também pode usar tecidos batik ou até tecidos que imitam pedras, madeira, tijolo ou ainda fazer seus próprios tecidos com a técnica de tingimento. Você também pode usar lã, gazes tingidas e ainda fazer o fundo com pedaços de tecidos costuradas sobrepostas ou rebatidas ou até mesmo usar a técnica de pintura em tecido e criar sua própria composição.

Verdadeira Obra de Arte

Técnica Patchwork





Essa técnica de patchwork podemos fazer verdadeiras obras de arte com tecidos e muita criatividade e transformar sua casa em uma bela galeria. Agora se o seu objetivo é comercializar suas peças temos que ter alguns cuidados. Pois quando reproduzimos uma obra de arte ou uma fotografia que não é nossa (de sua autoria) temos que pedir autorização prévia para o artista para que possamos expô-la ou vende-las.

Técnica simples de fazer

Para essa técnica as imagens mais usadas são as paisagens impressionistas, principalmente para os iniciantes, por serem mais fáceis de reproduzir, por já terem as divisões que iremos precisar. E para quem está pensando em começar a fazer essa técnica a escolha da imagem é muito importante para que você não escolha uma imagem muito detalhada e você desanime antes de terminar. Como já comentei anteriormente você também pode usar fotografias e até criar suas próprias paisagens usando a mesma técnica.

Técnica acessível

Para fazer troncos de árvores você consegue utilizar várias técnicas como a pintura com tinta transfer (para tecido) no papel, deixe secar e transfira para o tecido com auxílio do ferro, passando a ferro pelo avesso ou risque o tronco e pinte usando o lápis de cor aquarelavel dissolvido com álcool gel ou água. Outra coisa importante que temos que lembrar que quando usamos o álcool gel para diluir a aquarela no tecido temos uma maior controle da técnica que a aquarela dissolvida na água. Porém, a duas técnicas temos que aguardar secar ou é claro podemos ajudar a secar com um secador. Existem uma forma de fazer troncos usando a entretela, riscada no verso o molde do tronco, e uma organza por cima da entretela e coloque no bastidor bem esticada e costure a máquina com ponto ziguezague na vertical e pé calcador de quilt.

Leia também:  Como ganhar dinheiro com artesanato

Dica: Para dar um efeito de luz e sombra você pode usar duas cores de linha numa mesma agulha. Dê preferência as linhas 100% poliéster que são mais resistentes e não ficam partindo (arrebentando).

 Técnica confete

A técnica confete é uma técnica que usa vários tecidos cortados em pedacinhos, nesse processo podemos usar retalhos de tecidos que sobrou de outros trabalhos como cetim, tricoline, organza tudo que você tem em casa dá para usar. Depois é só levar para a máquina com o pé de quilt livre e costurar fazendo uma costura circular para você conseguir costurar todos os tecidos. Para facilitar nesse processo use um bastidor e a entretela solúvel para ter um efeito ainda melhor. Nessa técnica você também pode usar linhas, renda, fita de cetim e lãs, são detalhes e fica muito bonito o efeito final. Depois é só deixar de molho na água que a entretela vai dissolver e deixar secar sobre uma toalha ou secar com um secador ou a ferro (se não tiver nada que possa derreter com o calor). Escolha o lado que você vai querer usar no seu trabalho.

Dica: Evite usar tecidos que tenha avesso para essa técnica.

Depois de todas as peças prontas, coloque o adesivo termocolante no avesso de cada peça e cole o termocolante com auxílio de um papel manteiga ou um tecido de algodão, para não sujas seu ferro ou sua tábua.

Composição da imagem

paisagem-patchwork-quilt

Chegou a hora de compor sua paisagem. Estique o fundo que você já preparou anteriormente sobre o risco da paisagem e distribua os troncos sem tirar totalmente o papel para que você possa descolar e mudar se necessário. As folha feitas com a técnica confete e se precisar você pode cortar pequenos pedaços e distribua seguindo o desenho de base. Fixe com o ferro de passar em pequenos pontos das folhas para facilitar seu trabalho e um pedaço de papel manteiga ou um pedaço de tecido de algodão para o termocolante não sujar seu ferro

Leia também:  4 maneiras de vender seu artesanato on-line e ganhar dinheiro

Depois de tudo acomodado no lugar chegou a hora de você fixar todo o trabalho, então coloque a folha de papel manteiga sobre o trabalho e passe a ferro cuidando para não correr as peças. Retire o papel com cuidado e finalize seu trabalho.

Com essas dicas você pode criar e reproduzir verdadeiras obras de arte de forma simples. Agora se você quiser se aprofundar mais nas técnicas de paisagens em patchwork você pode conhecer o curso que trata exatamente disso, veja Curso Paisagens em Patchwork e Quilt.

Espero quer você goste dessa possibilidade de criar verdadeiras obras de arte em sua casa.

Dúvidas? Dicas? Deixe um comentário abaixo.

Um grande abraço em muita costurices pra você!

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =