Pano de prato em patchwork – Passo a passo

Pano de prato de patchwork é muito fácil de fazer. Além de adicionar cor ao seu espaço da cozinha eles também são excelentes presentes. E quem não precisa de um pano de prato bonito na cozinha, certo? Se você fizer um pano de prato você vai querer fazer mais! E essa é uma ótima prática para acabar com os retalhos em casa.

Primeiro você deve comprar um pano de prato liso. Se preferir você pode comprar por metro (hoje no mercado existem excelentes qualidades), ou comprar pronto mesmo. Você pode encontrar de várias cores, texturas e é claro qualidade.





Passo 1: Escolha alguns tecidos que pano-de-prato-patchworkcombinem entre si. Estas cores são para alguém com uma cozinha azul e branca. Corte os tecidos em comprimentos de 5″ (polegadas). Os tecidos não precisam ter as mesmas larguras você pode cortar faixas 5″ x 2″ seguido de um tecido diferente que é 5″ x 6″. Depois de tudo cortado coloque na ordem que mais lhe agradar e passe uma costura reta para unir os tecidos até formar uma faixa.

Não existe nenhum caminho certo para fazer pano de prato de patchwork.

Segundo passo: Depois de tudo unido certifique-se de que sua faixa final é maior do que o lado mais curto do seu pano de prato. Você não precisará de uma costura muito grande porque essas emendas não vão ter muito desgaste.

pano-de-prato-em-tecido

Passo 3: Abra as costuras no ferro.

pano-de-copa

Passo 4: Refile a faixa para deixar reta.

pano-de-prato-passo-a-passo

Passo 5: Colocar a tira no pano com a frente do tecido sobre a frente do pano, e determine onde você deve passar a costura. Eu não quero que a faixa fique na borda do pano então eu preferi deixar 5” acima, mas posicionei a faixa na borda e passei uma costura reta na parte superior da faixa.

Leia também:  Colcha de Bebê em Patchwork

como-fazer-pano-de-prato

Dica importante: antes de posicionar a faixa se você escolheu um pano de prato pronto você deve desfazer a costura nas laterais, o tamanho suficiente da faixa, para dar um bom acabamento depois.

Passo 6: Depois de costurado vire a faixa de tecido para cima, e passe a ferro para assentar a costura. Agora é hora de fixar a faixa do lado de cima, dobre um pedaço do tecido da faixa para dentro, o suficiente para não soltar, passe a ferro para assentar o tecido e faça uma costura reta em todo comprimento.  Refile as laterais se necessário.

modelo-de-pano-de-prato

Passo 7: Agora chegou a hora de fechar as laterais. Se você um tecido em metro você irá fazer a bainha em toda volta do pano. Porém se você escolheu o pano de prato.  Se preferir passe uma costura de ¼” em toda volta da faixa para fixar melhor a faixa. Essa costura é opcional.

pano-de-prato-fácil

Pronto! Agora é só replicar!

pano-de-copa-fácil

Dica opcional: Se você está fazendo um conjunto de pano de prato de patchwork para dar de presente, você pode adicionar um joguinho americano com aplicação de formas geométricas com a técnica em apliqué para fazer par com o pano de prato. Eu gosto muito de apliqué, um par de tecido de 13” x 18” que coordene com a faixa do pano de prato. Faça uma bainha em toda volta passe uma costura reta e está pronto seu pano de prato.

pano-de-copa-artesanal

Agora está pronto seu joguinho!

modelo-de-pano-de-prato-artesanal

Espero que gostem das dicas e façam muitas costurices 🙂

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dois =