Nine Patch

O Nine Patch é um bloco ideal para quem está iniciando no mundo do patchwork, além de simples a partir dele podemos criar vários outros blocos com o mesmo principio. Sua composição clássica nada mais é de 9 quadrados do mesmo tamanho composta por duas cores de tecidos (5 de uma cor e 4 de outra). Ou você pode usar cada quadrado de uma cor como na imagem abaixo.

Como fazer bloco Nine Patch de Patchwork

Para fazermos a diferença no mundo do patchwork temos que aprender como calcular e como efetuar os cortes para que possamos criar nossos próprios blocos. Agora vou ensinar você como calcular seu bloco conhecido como Nine Patch.





Para facilitar o manuseio no corte eu uso e recomendo o uso de um cortado circular de 45mm e uma régua de patchwork 15x30cm e uma base de corte para patchwork.

Então primeiro eu tenho que pensar qual será o tamanho do bloco final. Exemplo: eu quero que ele tenha no final 30 cm, lembre-se que estou fazendo o nine patch, e devo dividir o total do quadrado por 3 (30 dividido por 3 = 10). Pensando nisso vou precisar de nove quadrados de 10 cm cada (imagem acima). No entanto não posso esquecer-me de incluir a marguem de costura em cada quadrado.  Essa margem vai depender do pé calcador de sua máquina, que pode ser de 0,75 mm ou de ¼” (um quarto de polegada).

Para exemplo vou pegar 0,75 mm que é a mais comum aqui no Brasil. Se precisamos de 9 quadrados de 10 cm eu tenho que acrescentar mais a margem de costura. Então vou precisar de 9 quadrados de 10 cm + 1,5cm =  11,5 cm.

Leia também:  Tutorial Estrela desestruturada em arco-íris

Bloco-nine-patch

Para aproveitar melhor o tecido e deixá-lo sempre pronto para usá-lo você vai cortar tiras do tecido de 11,5 cm pelo comprimento total do tecido. Agora é só repetir o procedimento de corte para o outro tecido. Tiras cortadas chegou a hora de cortar as quantidades de quadrados para cada tecido escolhido. O que sobrar guarde para outros trabalhos.

Primeiro tecido escolhido cortar 5 quadrados de 11,5 cm.

Nine-patch1

Agora corte 4 quadrados de 11,5 cm do segundo tecido escolhido.

Nine-patch2
Antes de ir para a máquina para costurar tudo monte o bloco em uma superfície plana. Sempre cuidado para não trocar as posições. Outra forma de facilitar é marcar cada peça com números com a fita crepe.

Nine-patch3

Costumo unir o bloco em faixas horizontal como na imagem abaixo.

Nine-patch4

Depois de todas as faixas estarem unidas, abra as costuras com auxílio de um ferro de passar, para ter um melhor resultado do topo de seu trabalho.

Agora chegou a hora de unir a primeira faixa com a segunda e depois com a terceira. Uma as costuras o melhor que você puder e prenda com auxílio de alfinetes passe uma costura reta e repita o mesmo procedimento com a terceira faixa. Abra todas as costura e está pronto seu bloco.

Nine-patch5
Esse bloco é o mais fácil para quem quer começar a fazer patchwork e com ele você consegue fazer, capas de almofada, bolsas, caminho de mesa, jogo americano e até mesmo uma colcha.

Conheça também algumas variações do Nine Patch

Nine-patch6  Nine-patch9

Nine-patch8  Nine-patch7

Nine-patch11

Bloco de Nine Patch é um bloco ideal para quem está iniciando no mundo do patchwork , além de simples a partir dele você vai conseguir criar vários outros blocos com o mesmo princípio.

Leia também:  Bolas de Natal: Patchwork sem agulha

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − seis =