Material para Patchwork

As confecções das peças envolvem basicamente corte, costura e a montagem. Mas não vão pensando que basta somente saber emendar os tecidos. Por se tratar de um trabalho artístico, o patchwork requer bom senso na combinação de cores, estampas e costuras. Além de contar com algumas ferramentas essenciais para sua execução. Então saiba que durante seu aprendizado você precisará de alguns equipamentos e acessórios para patchwork, eles facilitarão muito a sua vida.

Material para Patchwork

Máquina de costura (não precisa começar com a top a da mamãe dá conta, só leve para uma limpeza e ajustes se não a utiliza a muito tempo);





Ferro de passar

Cortador circular

Placa de corte ou base de corte

Régua de acrílico para patchwork

Confira nossa página de Acessórios e Máquinas para Patchwork

Além de agulhas, linhas, tesouras, alfinetes, botões, desmanchador de costura, fita métrica entre outros materiais para patchwork poderão ser adquiridos conforme a necessidade.

Base de corte

Também é conhecido por “cutting mat” e podemos encontrar em vários tamanhos, cores e até mesmo com base giratória para facilitar o corte. A base de corte é a base de apoio para usamos o cortador circular. Possui linhas na horizontal e na vertical formando um quadriculado e estão em centímetros de um lado e polegadas do outro lado e serve para fazer um corte preciso dos tecidos e evitando assim o desperdício. Aprenda também como escolher os tecidos.

As réguas

Existem vários tipos de materiais de patchwork como as réguas com tamanhos diferentes, porém para começar você vai precisar de uma só e ela deve ser compatível com o tamanho da sua placa de corte. Por exemplo: Se sua placa é de 60 x 45 a régua tem que ser de 15 x 60.

Com o tempo você vai descobrindo que existem uma régua para cada coisa e como elas facilitam a vida da gente!

Cortadores circulares

Coloridos, com florzinha, grandes, pequenos, finos e mais grossos. Existem no mercado uma infinidade para todos os gostos e bolso também. O mais usado é o da lâmina de 45mm e os preços variam de R$ 37 a R$ 80. E as marcas mais famosas são a Olfa, Tok & Crie e Dritz. É um investimento que vale a pena, com o devido cuidado o seu cortador vai durar muito tempo e quando a lâmina ficar velha é só substituir. Mas não jogue fora a velha coloque em outro cortador e você pode usar para cortar a manta.

Máquinas de costura

No mercado encontramos vários tipos de máquinas que fazem tudo. Além das importadas temos as nacionais que não deixam nada a desejar. Com pontos decorativos que facilitam muito nossa vida algumas têm até a função de overloque. E antes de iniciar leia atentamente o manual de instruções para não ter nenhuma surpresa. Porém, antes de comprar sua máquina, vale conferir se existe uma assistência técnica na sua cidade caso precise.

Vale lembrar!

O material para patchwork como as placas de corte e réguas devem ser mantidas sempre em local plano para evitar que empenem, tesouras cortadores devem ser guardadas em local seguro longe das crianças. Retire sempre da tomada depois de usar a máquina de costura e o ferro de passar.

Quer aprender mais sobre como fazer Paisagens em Patchwork e Quilt de uma forma simples e sem complicação e criar verdadeiras obras de arte. Acesse o links abaixo e saiba mais.

>>> Saiba mais aqui sobre ao curso Paisagens em Patchwork e Quilt< <<

Saiba mais: Como vender o Patchwork


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =