Kit Patchwork Suíço: 6 ferramentas que vão salvar você na costura

Eu absolutamente amo costurar, e a única coisa que pode adoçar a minha experiência quando eu sento para trabalhar em um projeto são as engenhosas ferramentas que ajudam a tornar um pouco mais fácil qualquer tarefa de costura. As ferramentas que hoje estou compartilhando ajudam e muito na hora de costurar, investigando o mundo da costura descobri verdadeiras maravilhas e não consigo imaginar como vivia sem eles! Se você já tentou fazer uma costura reta na vertical ou encontrou a batalha perdida ao tentar passar uma fita ou elástico ou tentou em vão manter fita de viés em posição com incontáveis alfinetes, você certamente vai querer conhecer as minhas 6 ferramentas favoritas para costura que podem salvar você. Se você não tem um dessas ferramentas, você deveria experimentar!

Canetas que apagam com o calor

Caneta Fantasma

São verdadeiras maravilhas! Até recentemente, utilizava as canetas de marcação padrão ou lápis com grafite grosso (6B). Embora elas trabalhem muito bem numa perspectiva de marcação, não conseguia remover as marcas. Em algumas peças isso não é problema, mas em outras me incomodava muito.

Quando descobri as canetas que apagam com o calor me apaixonei e hoje não consigo viver sem uma, e como elas nos ajudam! São ideais para fazer marcações para designar coisas como casas de botão, marcar as linhas para fazer matelassê ou se você gosta de projetos de bordados à mão que exigem a transferência de um desenho para o tecido, você deve usar estas canetas! De verdade! Meu marido me deu um par dessas canetas de presente e amei, e eu nunca mais vou voltar para as velhas canetas azuis ou lápis novamente.

O mais bacana é que as canetas têm uma variedade de cores, mais tome cuidado em testar em um retalho antes, para se certificar que a marca de caneta que você comprou apaga realmente. Já me aventurei em comprar uma caneta que apagava sozinha, mais não gostei do resultado, no começa demorava muito para desaparecer e depois começou a apagar muito rápido e sua ponta ficou mole. Foi uma decepção! Eu gostei mais desse tipo de caneta da Frixion da Pilot e da Fantasminha da Westpress de todos os outros modelos que experimentei, pois é uma coisa muito impressionante quando exposta ao calor: a tinta desaparece!

Colocando a peça sob um ferro a vapor durante alguns segundos, as marcas desaparecem… como mágica!

Ou, para uma abordagem menos trabalhosa, o mesmo efeito pode ser conseguido simplesmente expondo o pedaço de tecido no secador por alguns minutos.

Sério… como revolucionário é isso?!

Uma ressalva: já existem no mercado outros tipos de materiais que apagam com o calor como o lápis de alfaiate da marca Águia e o giz mágico da marca Panda que são tão bons quanto as canetas e mais em conta. Eu tenho tanto o lápis e o giz mágico e gosto muito desses tipos de marcadores. Já as canetas são ideais para fazer marcações precisas, pois sua ponta é bem fina.

Tesouras

Tesoura para tecido

Os entusiastas de longa data de costura provavelmente consideram tesouras tão indispensável, não imaginam quem costura viver sem elas. Hoje, porém, sempre me surpreendo quando algumas pessoas que fazem patchwork confessam que elas não têm um par de tesouras para tecido. Tesouras são absolutamente perfeitas quando você precisa terminar as costuras, mas você não quer tomar o tempo fazendo um zig-zag ou se você não tem uma Overloque. Adoro utilizar minhas tesouras para aparar a costura em curvas onde caso contrário eu teria que fazer cortes. Outro tipo de tesoura que ajuda muito nas curvas é a tesoura de picotar que são maravilhosas e ajudam muito. As tesouras são ótimas para cortar moldes. No entanto, tenha sempre uma tesoura só para tecido, outra para papeis, outra mais simples para cortar linhas, outra para feltro e mantas.

Se você ainda não tem uma tesoura para tecido e está pensando em comprar uma, então invista em uma tesoura boa que vai durar por muito tempo.

Cortador Circular

Cortador Circular para Patchwork

Os cortadores circulares são ótimos para cortar os tecidos com maior facilidade e ideais para os cortes de várias camadas e pela precisão. O tamanho mais comum e mais usado é de 45mm, mais podemos encontrar diferentes tamanhos 18 mm, 28 mm, 45 mm e 60 mm.

O único cuidado que temos que ter ao usar esses cortadores é sempre usar as placas de corte e as réguas adequadas de acrílico e sempre trocar a lâmina quando você sentir que está difícil de cortar.

Passador de elástico com garras ou Bodkin

Passador de Elástico

Existem outros jeitos de passar elástico, fitas e cordões em um viés com auxílio de um alfinete de segurança (os alfinetes de prender fraldas de pano de antigamente) ou com um nó. Claro que sempre damos um jeitinho de passar, mas até há um ano atrás, eu não tinha um. Em vez disso, eu reclamava toda vez que tinha que passar os cordões e elástico pela dificuldade. Agora isso acabou!

Os passadores são simples de usar: prenda o dispositivo na extremidade do cabo da peça de elástico ou tecido (a ponta tem pequenos “dentes” que ajudam a manter o seu aperto enquanto você puxa)…

… e, em seguida, passe o puxador de elástico até passar por toda a peça! Realmente é uma ótima ferramenta que vai ajudar a otimizar seu tempo.

Desmanchador de costura

Desmanchador de Costura

O desmanchador de costura é o melhor amigo de toda costureira e depois que conhecemos um não conseguimos ficar sem. Hoje no mercado encontramos de vários tipos, tamanhos, cores e preços. São perfeitos para desfazer costuras, bainhas, botões, fechos, zíperes e muito mais – sem danificar o tecido. Além de ser práticos de usar.

Com a ponta do desmanchador entre o ponto e o tecido onde você quer desmanchar ele corta a linha sem danificar o tecido. E para desmanchar grandes espaços, faça cortes nos pontos em pequenos intervalos  e puxe a linha de trás. Com ele você também consegue abrir casas de botão e fazer pequenos cortes nos tecidos.

Espátula de osso ou Seam Creaser

Espátula de Osso

Certamente não sou a única a usar um pauzinho de madeira de cabelo para virar as pontas dos projetos? Aquilo que parecia funcionar bem o suficiente para mim, um dia quando inadvertidamente cutuquei o pau através do canto de um projeto e danificou o tecido. Foi quando eu investi em uma dessas espátulas de osso.

A ponta ligeiramente arredondada da ferramenta torna perfeito para fazer os cantos com facilidade, e como um bônus adicional, pode ser usada para fazer vincos em tecidos de algodão, também!

Clip para costura

Clips para Costura

Sim – você leu certo! As presilhas são absolutamente, do bem na hora da costura, uma ótima aliada na hora de unir tecidos grossos antes de passar a máquina.

Estas presilhas podem ser usadas em vez de alfinetes para unir pedaços de tecido para você costurar, e especialmente quando os alfinetes podem causar danos aos materiais (quando for costurar com vinil, couro, ou tecidos muito grossos, etc.). Adoro usá-los quando costuro fita viés, tubulação e outros aviamentos. Eles auxiliam muito e não estragam o tecido.

Uma ressalva: você também pode usar o grampo boca de jacaré, além de prático é muito acessível.

As presilhas são lisas o que lhe permite deslizar perfeitamente com facilidade. Eles também podem ser facilmente removidos com uma mão enquanto você costura e o melhor não machuca sua mão como os alfinetes. Por isso, nunca mais costurei viés sem eles!

As ferramentas apropriadas realmente podem fazer qualquer projeto mais agradável, com resultados mais profissionais, sem falhas. Espero que esteja inspirado para experimentar algumas dessas ferramentas em seu próximo projeto!

Querendo mais dicas de costura e inspiração? Não se esqueça de verificar esse e outros ótimos posts e aprenda como fazer patchwork!

Comentários

comentários


Recent Posts