Dublagem de tecido: Aprenda a fazer em casa

Dublagem de tecido: Aprenda a fazer em casa

Essa é uma técnica que promete mudar seu artesanato!

Mulheres são apaixonadas por bolsas e quem não gosta de uma bolsa toda estruturada, não é mesmo? Eu pelo menos adoro!

Com a técnica de dublagem de tecido você vai conseguir deixar suas bolsas, nécessaire, carteiras, malas e o que sua imaginação mandar estruturadas e com um ar mais sofisticado.

Já pensou em aprender 1 peça nova por semana e tudo com molde e sem sair de casa? A querida Carol Viana vai te ensinar a fazer peças lindas e altamente vendáveis, quer saber como? Então clique aqui!

Hoje com as técnicas artesanais podemos criar peças maravilhosas e que não deixam nada a desejar para as bolsas vendidas por aí.

Você vai ainda poder brincar com texturas, cores, tamanhos e estampas [Clique aqui e veja como criar suas próprias estampas personalizadas]

Técnica de dublagem de tecido

A técnica de dublagem de tecido não é uma técnica nova. No entanto, é muito utilizada pelas grandes indústrias têxtil. O que é novo, é a aplicação dessa técnica na bolsa artesanal.

O que é ótimo! Pois, com essa técnica você pode agregar valor às suas peças e criar outros produtos com uma carinha mais “chic” e durinha.

E nós que somos pequenos, e adoramos o que é bonito podemos criar peças mais lindas e atraentes para nossos clientes.

A seguir vou ensinar você a fazer seus próprios tecidos dublados em casa e de forma artesanal, bem simples e usando poucas coisas.

#Dublagem de Tecido passo a passo

Para fazer a dublagem de tecido você vai precisar de:

  • Tecido principal (eu gosto de usar tecido 100% algodão)
  • Tecido base para estruturar pode ser o tricoline, o americano crú, brim, a sarja leve, TNT.
  • Cola Pano da marca Glitter, é a melhor para essa técnica. Já testei com outras marcas e não ficou tão bom como com essa marca.
  • Pincel chato com cerdas duras que espalham melhor a cola.
  • Um Plástico ou papel pardo para proteger a mesa.
  • Ferro de passar

Como fazer

Como fazer dublagem de tecido

Primeiro você deve começar escolhendo um tecido de algodão de sua preferência, eu aqui escolhi o tricoline para não deixar muito grosso o tecido e minha máquina doméstica mecânica consiga costurar, eu também escolhi outro tecido mais estruturado, pode ser um brim, uma sarja mais leve, aqui eu estou usado uma sarja leve.

Um tecido que fica muito bom com a dublagem é o jeans, pois ele é um tecido 100% algodão.

O único cuidado aqui é que o jeans fica mais grosso e nem sempre a máquina caseira vai conseguir costurar. Por isso, indico que faça um teste em um pedaço pequeno antes.

Tecido Dublado

A dica é começar treinando em um pedaço pequeno e depois vai para um tecido maior. Até pra você saber como se faz e sentir mais confiança e não estragar um tecido que você tanto gosta.

Então vamos lá!

  • Corte um pedaço do tecido de algodão e depois corte o sarja um pouco maior que o primeiro tecido.
Como fazer dublagem de tecido passo1
  • Forre a mesa de trabalho com um plástico ou um papel pardo para não passar a cola na mesa. Coloque somente o tecido que você vai usar como estruturador, no meu caso é a sarja.
  • Passe a cola (sem diluir) com auxílio do pincel chato. Espalhe a cola de forma uniforme e sem deixar acumulo, para não passar para o tecido de cima.
Como fazer dublagem de tecido passo2
  • Agora sobreponha o tecido base no tecido que você espalhou a cola. Cuide para não deixar espaços sem cola para que não forme bolhas, se isso ocorrer é só retirar o tecido, logo que perceber, e espalhar um pouco de cola e  coloque o tecido novamente.
Como fazer dublagem de tecido passo3
  • Estique bem o tecido, eu gosto de passar essa espátula de plástico, do centro para as bordas. Aqui você pode usar um cartão de banco velho que resolve do mesmo jeito.
  • Cuide para não deixar bolhas e partes sem cola, depois de tudo certo é só deixar secar conforme a instrução na embalagem da cola.
Como fazer dublagem de tecido passo 4
  • Agora se você for ansiosa como eu! Você pode secar com o ferro de passar, para acelerar todo o processo, até que a cola seque completamente. Se você usar o TNT como estruturador não seque com ferro, pois ele vai derreter, deixe então secar naturalmente esperando as 72 horas.
  • Você pode secar o tecido com o ferro na posição de vapor sem problemas . Depois de frio é só limpar o ferro com um pano macio e álcool. Se você for fazer bastante dublagem separe um ferro para essa finalidade.
Como fazer dublagem de tecido passo5

O tecido pronto dublado vai ficar assim!

Como fazer dublagem de tecido passo 6

Para você fazer uma bolsa com várias peças é só repetir todo o processo em cada peça, cuidado para não passar a cola no tecido de cima, para não deixar manchado.

Quando você tiver com bastante pratica na dublagem de tecido, você pode tentar fazer em um pedaço de tecido bem maior. Mas lembrando, quanto maior o tecido, mais difícil fica e você vai precisar de um espaço maior também.

O resultado é muito bacana com essa técnica eu fiz várias carteiras e bolsinhas. Adoro o efeito de tecido estruturado. Experimente fazer você vai gostar!

Atenção!

Se a cola passar para o tecido de cima, não tem como retirar a cola. Isso quer dizer que perdemos o tecido. Então muito cuidado!

Pulo do gato!

Se a cola respingou no tecido principal (de cima) ainda tem como salvar o tecido, limpe logo em seguida com álcool embebido em um pedaço de tecido com cuidado, passe imediatamente sobre a cola. Quanto mais tempo demorarmos para limpar mais difícil fica retirar a cola.

Outro jeito de tirar é raspar com um estilete com muito cuidado a cola que respingou no tecido principal.

Ao mexer com a cola para tecido é muito importante ter cuidado, pois o que ela colar, ela cola e não vai desgrudar, por isso, a escolha dessa cola. Forre a mesa que você vai trabalhar e limpe antes de iniciar outro trabalho.

Outra dica é dublar todas as partes primeiro antes de começar a fazer um projeto. Dessa forma irá facilitar na hora da montagem.

Ainda não tentei dublar outros tipos de tecido, pois prefiro o tecido de algodão, mas você pode experimentar em outros tipos de tecido como os tecidos mistos, rendas, chita. Tente e nos conte como ficou.

Espero que gostem da dica e façam muitas dublagem!