Dicas de ouro para começar a costurar

Quando comecei a costurar foi com uma máquina de costura de 2ª mão que minha mãe passou pra mim. Ela é uma Singer 242 que tenho até hoje e costura muito.

No inicio minha mãe me deu algumas dicas, porém muitas coisas eu aprendi na raça mesmo. Uma das melhores formas de aprender e experimentando. Por isso não tenha medo pegue um pedaço de tecido e teste todos os pontos, velocidade e tensão na linha.





Além dos materiais básicos, como os tecidos e linhas invista também em alguns acessórios que são fundamentais para uma boa costura como: boa tesoura grande só para tecidos, cortador circular,  uma régua grande de acrílico, fita métrica com cm e polegadas, uma base de corte, um ferro de passar e uma tábua de passar.

Uma vez que você já esteja com tudo pronto, linha passada corretamente, bobina cheia, você está pronto para começar a costurar. Pois antes de começar vale a pena ter alguns cuidados antes de iniciar seus projetos ajudará você a fazer peças lindas e bem acabadas.

Antes de começar a costurar

1 – Para cortar suas peças siga os moldes corretamente, se ele estiver em cm use uma régua em centímetro agora se ela está em polegadas use régua de polegadas, não tende converter as medidas que elas não vão dar certo. E se você começar a mexer com polegadas conseguirá fazer vários projetos em inglês e você vai descobrir que não é nenhum bicho papão.

2 – Ao começar a costurar segure as linhas assim à linha não vai enrolar ou escapar.

3 – Para não ter que fazer retrocesso no inicio e no final de cada parte  é só costurar com um ponto mais apertado. Assim ele não soltará com facilidade e você não vai perder tempo.

Leia também:  Patchwork Passo a Passo para Iniciantes

4 – Se sua intenção e fazer um quilting no trabalho, então abra as costuras com auxílio de ferro. Ao abrir as costuras ficará mais fácil de fazer o quilting.

5 – Ao terminar cada costura corte as linhas que ficarem com auxílio de uma tesoura de arremate. Essas tesourinhas ajudam muito nessa hora e você não vai correr o risco da linha enroscar.

6 – Para economizar linha na hora da costura, principalmente se você for costurar várias peças, faça um varal costurando um depois do outro sem cortar a linha. Eu sempre faço isso é dá mesmo para economizar linha.

7 – Se você tem dificuldade em fazer costura reta, uma dica bacana e que ajuda é riscar a peça com uma caneta que apaga ou usar uma fita crepe e costurar seguindo a fita.

8 – Uma dica de ouro e que aprendi depois de muito perder o trabalho. É ao fazer o quilting livre use uma linha para máquina de bordar, elas não são caras e são resistentes. Já o calcador, para quilting livre dê preferência ao que tem mola, isso vai facilitar a vida.

9 – Para o quilting reto use o calcador Wallking Foot por possuir um transporte duplo ele facilita na hora de fazer seu quilting.

10 – Se você realmente deseja se dedicar a costura e transformar esse Hobby em um negócio estão invista em uma máquina mais robusta e que aguenta o tranco. Estou falando de uma máquina reta industrial ela sim aguenta muita coisa. Claro que você vai precisar de um bom espaço físico, e o preço não deixa nada a desejar e a costura é muito mais rápida.

Lembrei destas 10 dicas que me ajudaram muito em todo esse tempo que costuro, sei que tenho muito que aprender. E poder ajudar você também me faz crescer. E você aí se lembra de alguma dica de ouro que te ajuda? Compartilhe com a gente!

Leia também:  Como escolher a manta certa para o seu trabalho em Patchwork

Leia também: Como escolher a manta certa para seu patchwork.

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + quinze =