Dicas de conservação de peças com dublagem de tecidos

Já mostrei em outro artigo como fazer dublagem de tecido artesanal, se você não viu clique aqui e aprenda como fazer a dublagem de tecido em casa.

Dublagem de tecido

Bolsas com Tecidos Dublado





A dublagem de tecidos é um procedimento que junta dois tecidos, unidos com cola, para que ele fique mais resistente e estruturado. O objetivo aqui é que suas peças em patchwork tenham um toque mais profissional, moderno e estruturado ou mais “firme”.

Essa técnica pode ser aplicada em peças como bolsas, malas, carteiras, sacolas, nécessaire e muitas outras peças.

A seguir separei algumas dicas para você adotar quando tiver com uma peça que tenha passado por esse procedimento de dublagem de tecido.

Escolha de materiais de qualidade

Na hora da confecção das peças com tecidos dublados existem alguns cuidados que precisamos ter, para evitar futuros problemas.

Um cuidado importante é com a escolha da cola, pois é importante você escolher uma cola pano com base de resina acrílica. A marca da Cola pano da marca Glitter é uma marca que tenho utilizado para fazer a dublagem em tecido e ela tem um ótimo resultado e não descola mesmo!

O uso da cola com base de resina acrílica facilitará na hora que você for lavar sua peça, porque vai fazer com que sua peça não perca sua estruturação.

Cuidado com o calor excessivo

A exposição excessiva ao sol enfraquece as fibras do tecido e pode diminuir a vida útil de sua peça, além de desbotar a cor do tecido.

No entanto, quando você lavar a peça produzida com tecido dublado dê preferência passar a peça com o tecido ainda úmido, igual o tecido de linho que facilita desamassar. Se possível passe no verso da peça ou use um tecido de algodão por cima, e não use o ferro muito quente, para não deixar marcas de queimado no tecido que deixa aquele brilho que não fica legal.

Leia também:  Patchwork Natal

Cuidado ao lavar

Para os tecidos em geral, a lavagem à mão costuma ser sempre mais indicado, por aumentar seu tempo de vida. E as peças artesanais principalmente as feitas com o tecido dublado você deve lavar com muito cuidado.

Não recomendo centrifugar à máquina e nem usar a máquina secadora nesse tipo de peça. E nem torcer.

Não deixe de molho na água com sabão. Reduza a quantidade de sabão e dê preferência para o sabão líquido para roupas delicadas. Não use alvejante e coloque para secar à sombra.

Use uma bucha ou escova macia somente quando necessário.

Todas essas dicas são para aumentar a vida útil de suas peças com tecido dublado.

Leia também:

Se tiver com alguma dúvida, deixe nos comentário abaixo que terei todo o prazer em ajudar.

Abraços e muitas costurices!

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + quatro =