Como usar o Instagram para vender mais seu Artesanato

A rede social de fotos e vídeos que pode ajudar seu negócio

Já são milhões de usuários que postam ativamente fotos e vídeos todos os dias no Instagram. E para quem gosta de fotografar tudo em seu smartphone aqui é o lugar certo.

Algumas empresa mais antenadas, já estão de olho nessa fatia do mercado e criaram um perfil no Instagram. Já que essa rede social promete muito!





Mas como tudo tem seu começo, meio e fim. O Instagram está no seu auge e deve ser aproveitada como um complemento à suas estratégias de marketing de conteúdo e use-o como gerador de tráfego para o seu site, onde você tem o controle de tudo.

Instagram e o mundo dos negócios

Muitos negócios de sucesso no Instagram vendem produtos físicos, principalmente roupas, acessórios, artesanato, produtos de beleza e comida.

Mas não fica por ai não! Você também pode usar a plataforma para divulgar produtos digitais e até para quem trabalham com a prestação de serviço.

Basta ter a conta da página da empresa no Facebook vinculada com a conta do Instagram.

Aprenda a fazer a mudança em um passo a passo bem simples:

  • Abra o Instagram e entre na sua conta. Na tela inicial do APP clique no menu que está identificado “…” os três pontinhos, vai abrir várias opções.
  • Na página opções, agora clique na opção “Alternar para perfil comercial”. Você vai clicar em “Continuar”. Até aparecer a opção “escolher página” – você verá todas as páginas do Facebook das quais você é administrador no momento. Selecione a página da qual você gostaria de associar o seu perfil comercial do Instagram.
  • Agora vai aparecer a opção “Quem pode ver suas publicações”. Aqui você vai escolher quem vai poder ver suas publicações como por exemplo; amigos, público.
  • O Instagram vai dizer que quer gerenciar suas páginas. Clique em “Ok” para permitir. Se você tiver mais de uma conta é só escolher a página que você quer. Escolher a opção continuar.
  • Agora falta cadastrar um e-mail, telefone e enderenço válidos e pronto! Está alterado seu perfil para Empresa.

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Tudo vai depender de como você usar essa ferramenta.

É uma ótima forma de estreitar seus laços com seu público, e fazer com que ele se sinta mais próximo (íntimo). Dessa forma você consegue gerar mais confiança, gera uma identificação, aumenta o engajamento, aparece para mais pessoas e automaticamente começa a vender.

 “Ninguém compra de quem não conhece”

O que todos querem é a sinceridade, tudo que é simples, verdadeiro dá certo! Quem não gosta de ver fotos do dia a dia, de forma simples. Penso que isso, nos faz ficarmos mais próximos do outro e cria uma certa identificação. E que nos faz seguir, curtir e compartilhar algo.

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As redes sociais têm um poder muito grande sobre as pessoas, pois elas aproximam muitos as pessoas que se identificam e fazem serem verdadeiros amigos e cumplices.

Planeje suas publicações

De nada adianta sair publicando tudo sem qualquer planejamento. Na verdade você quer que aquelas fotos promovam seus produtos e gerem vendas. E para isso, tudo tem que ser pensado ou melhor planejado.

Quando publicamos uma foto o usuário não tem como tocar, sentir a textura, ter a real experiência ou abrir a peça se for uma bolsa, não é mesmo?

Por isso, quanto maior for as informações e fotos em diferentes ângulos melhor será a experiência off-line do usuário e automaticamente maiores serão as chances de fechar uma venda.

Um exemplo que dou aqui é da Artesã Gigi Serelepe que acompanho no Instagram e é muito conhecida por suas bonecas Serelepes.

Ela usa bem o Instagram com fotos e detalhes, desde o início com a escolha dos tecidos, detalhes da mochila e uma foto dela usando a mochila e de quebra ela divulga e vende a apostila digital ensinando como fazer a mochila.

Fotos Instagram

Uma ótima forma de divulgar seus produtos, promover sua marca, ganhar seguidores e ainda fazer vendas.

Você pode criar uma sequência de fotos com seus produtos desde a criação, com detalhes importantes e a finalização nessa hora vale até foto com modelo as famosas lookbook para divulgar seu produtos para seus seguidores.

Outra forma bacana de divulgar e gerar tráfego para seu site é convidar, isso mesmo! Convidar as pessoas para conhecer sua loja e conhecer outros produtos.

É muito importante interagir com outras perfil, seguir outras pessoas que tenham a ver com seu perfil e com o seu produto. Essa interação pode trazer clientes para você. Faça uma interação, siga pessoas, dê likes aos poucos em outras postagem, faça comentários sinceros, nada de copiar e colar (Claro! faça comentários educados e relevantes). Crie uma conexão com os clientes.

Aprenda como o seu Instagram pode ser mais do que uma rede social, ela pode ser um lugar incrível para alavancar seus negócios e criar parcerias.

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Impulsione suas postagens no Instagram

Quando você cria um poste ele não vai aparecer para todos os seus seguidores, os algoritmos do Instagram vamos dizer “escolhem”, “distribui” para alguns de seu seguidores.

E quando você impulsiona um post, você “paga para aparecer”. Porém quando você impulsiona você vai garantir que o seu post, sua foto ou o seu vídeo atinja mais pessoas. E você ainda têm outras vantagens ao pagar para impulsionar uma publicação, você vai conseguir colocar um link para seu site, sua Fanpage no Facebook, ou sua loja.

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Mas para isso, você tem que ter uma conta Business (de empresa), se não nem adianta querer impulsionar.

Você cria seu poste e coloca ele no ar e clica nele e vai aparecer um botão “Promover”, e só clicar no botão. Vai abrir uma outra janela, nessa hora você vai escolher a opção do que você quer que as pessoas façam

Aqui você vai ter duas opções e fazer com que as pessoas “Visitem seu site” ou “Visitar ou ligar para seu negócio”. Se o seu objetivo e trazer as pessoas para seu site a primeira opção é a melhor.

Você vai preencher com o endereço do seu site, se for o telefone você vai preencher também.

Chame o usuário para ação

Agora é a hora de você escolher um botão para ação dos usuários. Se você já anunciou no Face, esses botões são os mesmos disponíveis para anúncios lá, o que fica mais fácil se você já utilizou essa ferramenta. Cada botão vai chamar o usuário para uma ação, por isso, é muito importante a escolha certeira do que você quer que ele faça. Então vamos lá para a função de cada botão:

Saiba mais: uma boa oportunidade de levar as pessoas a uma página ou site para conhecerem melhor sua marca ou negócio.

Assistir mais: direcione a atenção para um vídeo de sua preferência.

Comprar agora: um acesso direto para que o cliente possa comprar determinado produto ou serviço.

Reservar agora: pode ser usado por hotéis, restaurantes, clínicas e outros estabelecimento que aceitem reservas.

Cadastre-se: a melhor opção para quem quer construir uma base de dados de clientes.

Fale conosco: útil para compartilhar informações de contato da empresa ou marca, levando o cliente direto à página de contato do site.

A seguir três exemplos de anúncios no Instagram chamando para alguma ação:

Modelo anúncio Instagram

Claro que dependendo do objetivo de cada campanha, as chamadas para ação podem variar. Agora é só experimentar e descobrir qual opção melhor se encaixa com o sua campanha.

Defina quem você quer atingir

Agora você vai criar o seu público alvo, quem você quer atingir. O Instagram pode te ajudar a encontrar um público. Basta marcar a opção “Automático” e o Instagram vai criar automaticamente um público com base nas pessoas que podem estar interessadas no seu negócio. Ou você pode criar seu perfil bem segmentado para seu tipo de público além de direcionar:

  • Localização geográfica: cidade, estado;
  • Interesses como por exemplo: artesanato, alimentos orgânicos, feiras livre, etc);
  • Idade;
  • Gênero: Todos, sexo masculino, sexo feminino;

Defina o seu orçamento

A definição do valor que você quer investir é muito importante, e isso não quer dizer que os valores que o Instagram apresenta você deve aceitar, pois é só uma sugestão e você tem como mudar, basta você clicar no “Define o seu…” e escolher o valor. Porém, a única exigência é que o orçamento mínimo seja de R$ 1 por dia.

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Esse orçamento vai ajudar a definir quantas pessoas do Instagram vão ver sua publicação, mas muito cuidado nessa hora! Você tem que lembrar que quanto mais pessoas virem o seu produto mais encomendas podem surgir. Então, você tem que pensar como você vai fazer para suprir a demanda e aumentar os pedidos.

Penso que vale começar com pouco investimento 3 reais por dia durante uns 5 dias e sentir como vai ser a demanda. E ir subindo aos poucos e aprendendo como melhorar os anúncios.

Outra coisa que você vai definir é a duração dessa divulgação. Vamos pensar nos dia das mães, você cria uma linha de produtos e divulga para seu público alvo. Você tem que pensar quando vai começar e quando vai acabar, essa campanha não pode estar vinculando depois da data, não é mesmo?

Na verdade você tem que começar uns meses antes com a divulgação para dar tempo de entregar tudo e na data certa!

Pronto! Agora é clicar adicionar uma forma de pagamento e publicar o anúncio.

Vale lembrar: Depois que o anúncio estiver no ar, procure sempre acompanhar os resultados, monitorar os comentários e ver se está alinhado com seu objetivo.

Incentive a colaboração

Uma coisa que vale muito para seu negócio é incentivar que os usuários postem fotos com seus produtos. Isso vai fazer com que sua marca se espalhe no Instagram. Além de servir como depoimento e prova social, você pode incluir essas fotos em seu site e na sua Fanpage.

Outra forma de divulgar é oferecer brindes para quem usar uma determinada hashtag e curtir e seguir a página. Use uma ferramenta de sorteio online.

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”… Clarice Lispector

Incentivar os usuários a postarem fotos com seus produtos é uma maneira que as empresas encontraram para espalhar a marca no Instagram. É possível incluir as imagens no e-commerce e até oferecer brindes no ponto de venda para quem usa uma determinada hashtag, por exemplo. “Deve contar com a colaboração o tempo todo para contar histórias e não ficar só com venda de produto”

Caso queira se tornar um expert no Instagram e ajudar a alavancar ainda mais suas vendas sugiro o Curso Mais Seguidores da Ana Tex empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital e que vem crescendo muito nesse mundo do digital.

Espero que essas dicas tenham ajudado a usar melhor o Instagram para seu negócio!

Comentários

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1 comentário


  1. Achei muito legal o artigo sobre Instagram, tenho começado a utilizado e tenho gostado bastante, além disso conseguir mais seguidores ajuda muito.

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