Como transformar seu Hobby em um negócio lucrativo

Sabe quando você é apaixonada por aquilo que você faz fora do “trabalho formal”. Você já pensou em como transformar seu hobby em um negócio lucrativo? Afinal, você provavelmente ama o que faz, especialmente se você for passar a maior parte de sua vida fazendo isso.

Para alguns de nós saber o que fazer não é tão claro. Pois muitos têm vários hobbies e é difícil decidir a qual se dedicar. Claro que fazer muitas coisas nem sempre dá certo. Por isso, é mais fácil decidir primeiro em se dedicar por aquilo que mais gostamos e quem sabe transformá-lo em um negócio de sucesso.





Foi o que eu fiz, pois sou apaixonada por patchwork e eu queria tornar meu negócio de costura em uma carreira de tempo integral, mas por onde começaria? Como eu iria fazer isso? Quais são as coisas que eu preciso considerar?

Para ajudá-la a descobrir como transformar seu hobby em um negócio lucrativo, fiz um guia prático que vai ajudar você a decidir se é isso mesmo que você quer e como chegar lá.

Você deve transformar seu hobby em um negócio?

Primeiro você deve considerar cuidadosamente se transformar seu hobby em um negócio foi uma decisão certa para você. Pois muitas pessoas ao transformarem seu hobby em trabalho, já não têm a mesma paixão de antes. Temos que ter em mente que a pressão de trabalhar em casa em cumprir horários e correr atrás de nosso sonho muitas vezes não nos parece tão simples de início. E tudo isso, pode tirar a prazer daquilo que gostávamos muito.

Pergunte a você mesmo, “se isso não der certo como um negócio, você conseguiria viver como se nunca tivesse tentado?” Se a resposta for não, então poupe algumas mágoas e escolha alguma outra forma de ganhar a vida.

Se pergunte

Você gostaria de fazer seu hobby, com um prazo bem apertado? Para algumas pessoas, trabalhar em seu hobby é como trabalhar em um projeto de arte a longo prazo. Eles fazem isso para aprender, para criar algo bonito e na tentativa de atingir a perfeição. Quando fazemos algo para vender temos que pensar em algo que seja “escalável” ou melhor que possa ser “produzido em massa”, isto é, algo que se pode reproduzir repetidamente em grande quantidade com grande ganho de produtividade para se ter lucro.  Você provavelmente vai estar fazendo as coisas mais rápido do que anteriormente teria. Isto está certo para você?

Leia também:  5 dicas para vender seu artesanato on-line com êxito

Você está pronto para lidar com a diferença entre fazer algo para se divertir e fazê-lo como um negócio? Algo que você tem que se superar cada mês, e que você precisa vender para pagar as contas.

Mas se você realmente está empenhada em fazer dar certo. Talvez isso tudo possa se tornar algo relaxante e muito prazeroso. E você pode descobrir no meio do caminho que isso é sua verdadeira vocação.

Você adora desafios e não tem nenhuma dúvida que pode ser difícil o caminho, especialmente se este é seu primeiro negócio. Mas posso dizer que vale a pena tudo isso!  O único empecilho é você mesma, então acredite e vá em frente e não desista nas primeiras dificuldades.

E no meio do caminho você vai aprendendo como lidar com tudo. E o mais importante aprenda a ser uma vendedora esta é uma habilidade que você pode aprender, e eu acredito que é algo que você terá que aprender. Esteja preparada para vender.

Se você decidiu que é uma boa decisão, como na verdade você vai fazer isso?

Transforme seu Hobby em um negócio lucrativo

Existem outras formas de transformar seu hobby em um negócio lucrativo:

1 – Ensine os outros a fazer o que você ama.

Isso mesmo dê aulas ensine aquilo que você tanto ama. Praticamente qualquer coisa pode ser ensinada. Você pode fazer isso on-line, através de um curso a distância (tente a Eduk), como eu gosto de costurar existem ateliês que contratam professoras, agora se seu negócio são com roupas mais elaboradas, existem cursos profissionalizantes que também podem dar certo.

Vender, importar, inventar ou ensinar outras pessoas a fazer o que você é tão apaixonado. Por exemplo, se você é um entusiasta do vinho, você pode importar vinhos diferentes de outros países, você também pode inventar um aparelho de refrigeração exclusivos para vinhos ou desenvolver uma linha de produtos para degustação com vinhos, ensinar receitas que levam vinho como um dos ingredientes… bem, você pode criar muitas coisas a partir da sua paixão.

2 – Ensine a pensar diferente

Uma coisa que sempre senti muita falta é de cursos que ensinam você a ter uma visão além. Mas como assim? Vou explicar como exemplo a costura, na maioria dos cursos que fiz sempre ensinam a medir, riscar e cortar mas, sinto falta do ensinar a pensar fora da caixa. Um curso assim serial realmente um diferencial sem ter que enfrentar anos seguidos na faculdade.

Leia também:  EduK: Cursos Online de Patchwork

3 – Pesquise e planeje

Uma vez que você descobriu como você vai transformar seu hobby em um negócio lucrativo, um próximo passo é encontrar o máximo possível de informações sobre seu setor. Por isso recomendo que você:

Pesquise – Aprenda tudo sobre a meio que você quer entrar. Conhecer realmente o espaço e os nichos dentro. Aproveite o tempo para compreender como os outros produtores de artesanato agem e entenda como eles pensam.

Avalie – Uma vez que você compreende o espaço, você deve avaliar se seus produtos são mais um no mercado ou se eles tem algum diferencial. Não tenha medo de ser crítica. Solicitar conselhos de outras pessoas. Às vezes, a ideia é ótima, e outras vezes, ele só precisa de pequenos ajustes. Fazer os ajustes antes de entrar totalmente no mercado — e compreender que, para a maioria dos empreendedores, isto é um processo, não um único produto final.

Desenvolva um plano – Como desenvolver um plano de negócios e pensar em cada passo ao longo do caminho, e o que você precisará para cada passo. Isso é fundamental em qualquer negócio.

Aposte tudo – Faça isso. Vá em frente. Jogue-se nele. E não olhe para trás. Trabalho duro, mas poupe-se. Você vai cometer erros e é importante aprender com esses erros, faça ajustes e siga em frente.

4 – Persista

Transforme seu amor de aptidão em um trabalho em tempo integral. Tenha uma meta mensurável clara em sua mente. Como para mim a minha meta é ser bem sucedida com minhas costuras eu sei quando eu atingir a minha meta.

Procure se especializar sempre. O sucesso vai levar um tempo e ao longo do caminho haverá pessoas que podem ajudar são especialistas que podem ajudá-lo a inovar, aprendem um novo método, procure essas pessoas pois elas podem evitar que você cometa erros. Então coloque seu ego de lado e peça ajuda!

5 – Use a sua marca ou seja a sua marca

Se você faz patchwork, como eu, use suas peças. Se você faz jardins, faça o mais lindo jardim em sua casa. Se você é um designer, use sua marca em uma camiseta, talvez algo que você criou. Isto irá aumentar a probabilidade das pessoas descobrirem sobre a existência de sua empresa e vai ajudar a criar uma marca que é mais do que apenas seu produto, mas que também inclui você.

Leia também:  4 maneiras de vender seu artesanato on-line e ganhar dinheiro

6 – Certifique-se de ter uma presença on-line

Isto não é só indispensável, se você quer ser encontrado em nosso digitalmente orientada vezes, mas é também uma maneira fácil e acessível para construir a exposição da marca e tirar as vendas. WordPress é fácil de configurar e aprender. Elo7, OLX e Mercado Livre são praticamente infalíveis.

Se você não está preocupado em vender algo on-line, pelo menos use plataformas como Google+ para colocar seu negócio no mapa, o Facebook para compartilhar o conteúdo que ressoa emocionalmente e para alcançar sua rede pessoal de amigos e familiares que podem ser capaz de ajudar a espalhar seus produtos, Twitter para construir relacionamentos com pessoas que você não conhece e para estreitar o relacionamento com aqueles que você conhece , LinkedIn para compartilhar informações profissionais e assim por diante. Praticamente há uma plataforma para cada negócio.

Se você não sabe como começar a fazer, quero ajudá-la. Separei alguns cursos que considero importantes para quem quer vender na internet. Acesso o links abaixo e saiba mais.

7 – Tire fotos incríveis

Se você está pensando em vender on-line, então você deve considerar tirar fotos de boa qualidade, pois as fotos podem fazer crescer ou quebrar o seu negócio. Se você ainda não consegue contratar um profissional para tirar suas fotos. Então você mesmo pode fazer suas fotos encontrando um lugar meio a natureza, como um parque e fazer belas fotos. Se você quiser tirar fotos com um fundo branco, você mesma pode criar uma lightbox de papelão e criar fotos realmente profissionais para seus produtos.

Mais recursos de aprendizagem

Se você acha que já está pronta para dar uma virada em sua vida, não tenha medo, pois esse sim pode impedir que seu sonho se realize. Como já mencionei acima existem muitos cursos que foram feitos para ajudar você a realizar seu sonho. Então agora é com você!

Você já tinha pensado antes em transformar seu hobby em um negócio lucrativo? Nos conte nos comentários abaixo?

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =