Como fazer Patchwork: preparando os tecidos

Se você quer que seus trabalhos durem por muito tempo. Devemos levar em conta algumas dicas sobre como preparar os tecidos antes de usá-los. Além disso, aprender a escolher os melhores tecidos para cada trabalho é muito importante.

Como preparar os tecidos

Tudo o que antecede a realização do patchwork são tão importantes e a preparação dos tecidos talvez seja a principal. É recomendável lavar todos os tecidos antes de começar cada projeto, para evitar que eles encolham depois de prontos. Você vai fazer uma pré-lavagem dos tecidos só com água. Para isso, basta pegar o tecido dobrado (como veio da loja) e colocá-lo em uma bacia ou balde com água e deixar de molho por no mínimo 2 horas.

Mas lembre-se: coloque cada tecido em um recipiente separado. Se o tecido começar a soltar tinta troque a água de tempos em tempos até que a água fique limpa e para fixar a cor do tecido faça uma mistura de vinagre e sal grosso na última água de enxague, retire o tecido da água sem torcer e coloque o tecido para secar a sombra, porém, não deixe secar completamente o tecido no varal. Porém, enquanto os tecidos estiverem ainda úmidos passe a ferro para terminar de secar. Isso evitará que o tecido fique com aspecto amassado.

Contudo, não é recomendado lavar com água e sabão os tecidos com fio prateado e dourado, por isso, utilize esses tipos de tecido em objetos que não sejam trabalhos laváveis, como: as manta, as colcha, o jogo americano, os panôs ou os objetos decorativos.

Já para os tecidos com tons fortes é recomendado sempre lavar, pois, é muito provável que desbotem e comprometam seu trabalho.

Teste a qualidade

Para se certificar sobre a qualidade dos tecidos, é muito conveniente realizar uma prova antes. Junte dois pedaços de tecido, um branco e outro de qualquer outra cor, e lave-os com água quente. Este procedimento vai fazer com que saia toda goma e você vai ver se mudam ou não a tonalidade. Depois enxague com água fria. E se necessário prepare a mistura de sal e vinagre para fixar a cor do tecido. Coloque o tecido no varal para secar, pendure o tecido para secar dobrado ao meio e prenda com pregadores na lateral do tecido, e nunca pelas pontas para evitar que o tecido fique repuxado.

Tecidos antigos

Existem algumas pessoas que fazem trabalhos em patchwork com aparência de serem antigos, imitando os tapetes feitos durante a segunda guerra mundial que são expostos em importantes galerias de arte na Inglaterra. A característica que muitos gostam de copiar são as tonalidades cinza e sépia, que são consequência do passar do tempo. Para isso, eles utilizam tecidos velhos ou mergulham os tecidos novos em anilinas especiais ou numa preparação de chá bem forte.

Tecidos artesanais

Seus trabalhos não devem se limitar às cores disponíveis no mercado, principalmente se você gosta de fazer trabalhos artísticos em patchwork. E essa preparação artesanal de tecidos você consegue fazer em casa mesmo.

As técnicas são muito variadas e entre elas podemos destacar: o baik, a pintura em seda e as tinturas caseiras feitas com chá, água de beterraba ou de acelgas.

Uma outra alternativa é estampar fotos de pessoas, bichinhos de estimação, ou personagens famosas sobre os tecidos que serão usados para fazer o patchwork. Você também pode criar moldes vazados de flores, estrelas, formas geométricas ou o que sua imaginação mandar e pintar com tinta de tecido e criar suas estampas personalizadas.

Espero que essas dicas ajudem você como me ajudou a preparar melhor meus tecidos e não ser pega de surpresa. O que você faz para preparar seus tecidos? Comente! Compartilhe conosco!

Se você quer saber mais sobre Como Fazer Patchwork nos acompanhe que estamos fazendo uma série de post que vão ajudar você a desvendar o patchwork.

Um grande abraço e muita costurices pra você!

Aprenda também como escolher tecidos.

Comentários

comentários


Recent Posts