Como fazer Patchwork: Colcha de Retalhos

Para fazer uma colcha de retalhos (patchwork) você não precisa de muitos materiais e você pode ainda usar retalhos de tecido que você tem em casa e não sabe o que fazer com eles. Aqui nesse artigo irei ensinar você Como fazer Patchwork sem muitas complicações e fazer você se apaixonar por essa técnica que está trazendo muitos adeptos pelo mundo.

Para começar a fazer a colcha de retalhos você vai precisar:





  • Uma seleção de tecidos de 100% algodão (tricoline, linho, sarja, brim)
  • Régua para patchwork
  • Placa de corte
  • Cortador rotativo
  • Manta
  • Tecido para o forro
  • Tesoura afiada
  • Muitos alfinetes de segurança ou alfinetes
  • Máquina de costura
  • Linha para quiltar
  • Você pode criar seu bloco ou pode procurar inspiração nos sites, livros, revistas ou Pinterest.

Como fazer Patchwork: Colcha de Retalhos

Passo 1Como Fazer Patchwork

Uma vez que você decidiu em seu projeto, divida-o em quadrados de 15-30 cm (chamados de blocos). Não esqueça de incluir a marquem de costura em todo projeto. Trabalhar individualmente cada bloco é mais fácil que fazer uma colcha toda de uma vez.

Como Fazer Patchwork: Passo a Passo

Passo 2

Passe seus tecidos a ferro. Corte os tecidos nas formas necessárias de acordo com seu projeto, com a ajuda do cortador e a base de corte. Depois de você ter feito todas as peças, coloque-os sobre uma superfície plana ou o chão para verificar o padrão.

Como Fazer Patchwork TutorialPasso 3

Agora é hora de começar a costura. Lado direito com o lado direito do tecido, passe uma costura reta com um ponto pequeno de sua máquina, costumo usar o ponto 2 ou 3, para não soltar com facilidade. Não precisa dar retrocesso ao unir. Costumo abrir as costuras sempre para facilitar na hora de quiltar a colcha.

Como Fazer Patchwork - Colcha de RetalhosPasso 4

Repita o procedimento até que você tenha formado um bloco (um bloco é um quadrado de todo o projeto). Uma vez que todos os blocos estão concluídos, costure-os juntos de acordo com seu projeto. O topo da sua colcha está feito. Passe a ferro para assentar todas as costuras.

Leia também:  Como fazer Patchwork: escolhendo tecidos

Como Fazer Patchwork à MáquinaPasso 5

Depois que o topo de sua colcha está pronto. Chegou a hora de montar um sanduíches com o Topo + Manta + Forro. Para facilitar nesse processo você pode abrir sua colcha no chão. Corte a manta para ser o recheio de sua colcha com uns 4 cm a mais e o forro com 6 cm a mais. Agora coloque o forro primeiro no chão com a frente do tecido para o chão depois abra a manta por cima e por último abra a topo sobre a manta e o forro.

Como Fazer Patchwork para IniciantesPasso 6

Tudo bem esticado prenda toda a colcha com alfinetes de segurança ou se achar melhor pode alinhavar todo trabalho.  Agora escolha uma linha que combine para unir as três partes da colcha. Eu gosto muito da linha branca, em seguida, começando do centro da colcha para as bordas, costure as três camadas, você pode fazer linhas retas ou costuras mais elaboradas em toda sua colcha.

Como Fazer Patchwork FácilPasso 7

Finalizado toda costura na colcha, chegou a hora de dar acabamento em sua colcha fazendo um falso viés. Escolha um tecido que combine para ser o viés corte faixas 12 cm pelo comprimento e emende até dar a volta por toda colcha e sobre um pouco.

Como fazer Patchwork TutorialPasso 8

Faça uma dobra no meio da faixa e passe a ferro. No lado do forro posicione o viés com o lado aberto na borda da colcha, nunca iniciando nas quinas. Lembre-se de deixar uns 15 cm sem costurar no início do viés, para emendar a outra ponta.  Passe uma costura de um pé de máquina por toda a volta. Antes de terminar, corte o excesso de viés que sobrou e una o final do viés com o início, termine a costura. Vire o viés para o lado à frente da colcha e passe uma costura por todo os lados bem na beirada do viés. Pronto sua colcha de retalhos está pronta!

Leia também:  Como fazer Patchwork: preparando os tecidos

Agora é com você!

Se você ainda não se animou para fazer sua colcha de retalhos por achar complicado ou muito trabalhosa não desanime! Para despertar o prazer de fazer uma colcha comece com blocos simples. Uma boa é iniciar com mantas pequenas ou para bebês que são bem menores e depois partir para uma grande.

Outra coisa que faz muitos desistirem é fazer o quilting o matelassê é simples de execução e deixa qualquer trabalho lindo!

Você não precisa deixar de fazer sua colcha em patchwork por não saber fazer algo tão elaborado. Comece e você vai se surpreender com você mesma!

Para saber mais em Como fazer Patchwork nos acompanhe nas redes sociais ou aqui no site, que sempre vamos ensinar uma coisa nova sobre o patchwork pra você!

Um grande abraço e muita costurice!!!

Leia também : Glossário de Patchwork

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 10 =