Como fazer Patchwork: as cores e suas combinações

Escolher as cores para os trabalhos em patchwork é um jogo divertido e muito gratificante. Quando fazemos a escolha dos tecidos podemos usar tanto os tecidos lisos, estampados e todos com diferentes tonalidades.

Quando misturamos as cores conseguimos mergulhar no mundo do arco-íris, e a combinações de cores é você quem escolhe. E para selecionar as cores para cada projeto podemos seguir dois caminhos: um, o da intuição, o outro o do conhecimento de determinadas normas que orientam nossa escolha.

As regras básicas

  • Escolha um tecido claro, um médio e outro escuro.
  • Certifique-se que as tonalidades combinem entre si, para isso coloque um tecido sobre o outro e observe os olhos entrefechados, isso ajudará a perceber se alguma cor desentoa.
  • Caso seja necessário substitua o tecido por outra cor.

Harmonia Cromáticas

As cores são classificadas em primárias, secundárias e terciárias, segundo os matizes que as formam. Já as cores complementares são determinadas pela relação entre elas.

Cores Primárias

São três cores o azul, amarelo e vermelho. Elas são consideradas as primeiras cores, por não ter  nenhuma mistura que possa formá-las. Porém, a partir delas conseguimos as outras cores.

Cores Secundárias

As cores secundárias são formadas a partir de partes iguais de duas cores primárias. Por exemplo o laranja é a mistura do vermelho com amarelo; o verde é a mistura do azul com o amarelo e o violeta é a mistura do vermelho com o azul.

Cores terciárias

As cores terciárias também são a mistura de uma cor primária mais uma cor secundário. Por exemplo: cor vermelha mais a cor amarelo dá a cor laranja; a cor azul celeste mais a cor violeta dá a cor rosa; a cor amarela mais a cor rosa dá a cor salmão.

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas cores que se encontra opostas no círculo cromático. Exemplo: o vermelho é complementar ao verde; o azul é complementar ao laranja; o violeta é complementar ao amarelo. As cores complementares dão força e equilíbrio aos projetos e criam contrastes.

Cores Neutras

As cores neutras são o branco, o preto, os cinzas, marrom e as tonalidades bege. Essas cores por serem neutras, combinam com todas as demais cores do círculo cromático e são ideais para relacionar as cores difíceis de combinar entre elas.

Temperatura das cores

Podemos classificar as cores em quentes e frias. As cores quentes são as cores: vermelhos, amarelos, laranjas e os amarelos com componentes avermelhados. E as cores frias são os azuis, verdes e os amarelos com componentes azuis. Dependendo do que queremos transmitir podemos escolher a temperatura adequada. As tonalidades quentes representam o calor, o fogo, o sol e a expansão. Já as cores frias representam o gelo, a água e o céu.

Escalas

Os desenhos dos tecidos têm estampas de vários tamanhos, que são chamados de escalas. Uma boa ideia é combinar em um mesmo projeto tecidos estampados com diferentes escalas de desenho.

Os desenhos

Grandes, médios e pequenos se combinados corretamente, dão Desenhos dos tecidosprestígio a qualquer trabalho.

Cores Claras e escuras

O valor indica o grau de claridade ou escuridão relativa de uma cor. No patchwork tradicional é comum usar um tecido claro, um médio e outro escuro. E para saber se um tecido tem uma cor clara, média ou escura vou ensinar um truque simples e que salva muitas vidas. Cortes diferentes tecidos em tiras do mesmo tamanho, una as tiras e tire uma fotocópia (xérox). Esse truque vai mostrar se todos os tecidos de um mesmo valor terão a mesma tonalidade de cinza. Os tecidos com maior valor ficarão com uma tonalidade mais forte, e o tecidos com menor valor ficarão em um tom cinza mais claro.

As cores

As cores brilhantes são associadas com o sentimento de alegria, porque dão ao ambiente energia e vitalidade.

Já as cores pastel geram um clima agradável, suave e delicado as peças.

As cores verdes e azuis são cores frias, relaxantes e agradáveis aos olhos. São adequadas para a sala de jantar ou estar.

Sem harmonia

Cuidado ao escolher os tecidos para um projeto. Se os tecidos não formam uma composição harmônica o trabalho pode ficar gritante.

Paleta de cores

Antigamente para fazer um trabalho harmonioso tínhamos que gastar muito tempo experimentando os tecidos para ver o que mais combinava entre si. Hoje podemos contar com ferramentas que nos ajuda com esse processo. No Pinterest podemos encontrar uma gama enorme de ideias e combinações e que estão disponíveis gratuitamente para nos ajudar. A seguir separei alguns exemplo de paletas de cores que retirei do Pinterest.

Paleta coresPaleta de cores

Existem também ferramentas gratuitas para você criar suas próprias paletas ou usar fotos de seus produtos para criar suas paletas também.

Adoro utilizar as paletas de cores, elas me dão novas possibilidades que jamais teria pensado em usar. Pois, adoro tons pasteis e tenho muita dificuldade em escolher tons para homens e elas nos abrem diferentes possibilidades. Experimente você vai se apaixonar!

Abaixo deixei os links de algumas ferramentas para você criar suas paletas:

http://www.palettefx.com/

http://paletton.com/#uid=b1q4N3E0kllll3JoRb3n4vCjBPPhP

http://web.colorotate.org/

http://colrd.com

http://meyerweb.com/eric/tools/color-blend/

http://www.colourlovers.com

Quando entendemos como funciona as combinações de cores, fazer a combinação de tecidos para cada projeto fica mais fácil e muito prazerosa.

Como já comentei acima tenho muita dificuldade para escolher uma paleta diferente e moderna ou melhor “sair da minha zona de conforto” ou ainda escolher cores masculinas que não seja o azul, cinza e preto. Comente abaixo e compartilhe conosco como você faz para escolher seus tecidos.

Espero que este post ajude você a mudar o olhar das cores em seus projetos em patchwork.

Um grande abraço e muita costurices para ti!

Lei também: Como preparar os tecidos.

Comentários

comentários


Recent Posts