Como fazer a Dublagem de tecido em casa

Dublagem-tecido
Técnica de estruturação de tecido

Hoje vou fazer um PAP (passo a passo) bem prático e fácil… Que vai ensinar você a fazer uma técnica para você estruturar suas bolsas, carteiras, nécessaire e muito mais. Com a técnica de dublagem ou acoplamento de tecido, você vai deixar suas peças com um ar mais profissional.

Material necessário para fazer a Dublagem de Tecido:

  • Tecido 100% algodão (Pode ser liso, estampado ou obter padrões com fio tinto, como xadrezes e listrados)
  • Tecido de sarja (também pode ser liso ou estampado)
  • Cola branca do rótulo azul (Cascorez)
  • Pincel chato

Dublagem de tecido com Cola

1º passo – Separe os moldes das partes do trabalho que você escolheu, corte em um tecido 100% algodão de sua preferência (as tramas dos tecidos não podem ser muito abertas), que será usado no topo do seu trabalho. Reserve.





2º passo – Abra sobre uma bancada grande o pedaço de sarja no avesso que combine para ser o forro. Reserve.

A escolha do tecido sarja é porque ele é um tecido mais firme e com tramas bem juntas que adere bem a cola. Se você utiliza uma máquina doméstica de preferência a sarja mais leve para não exigir muito de sua máquina.

3º passo – Depois de tudo cortado pegue uma parte do tecido de algodão, coloque virada para o avesso em uma superfície lisa e passe cola branca (a cola branca pra biscuit dá também e é bem consistente) com auxílio de um pincel chato, sem deixar excessos. Uma dica importante e fazer uma parte de cada vez.

4º passo – Sobreponha o tecido com cola no tecido de sarja que está sobre o balcão e estique com a mão do centro para as bordas até ficar bem esticado e deixe secar, por 72 horas.

Leia também:  Como aproveitar os retalhos de manta

Pulo do gato: Você também pode secar a cola no ferro de passar roupa sem usar o vapor. Se o tecido for claro coloque um outro pedaço de tecido de algodão por cima.

Dublagem de tecido com TNT

Outra forma de fazer estruturar suas peças é usando um TNT 150 gramas. É um TNT mais grosso do que esses que encontramos em papelarias e você consegue comprar em lojas de tecidos e lojas que arrumam estofados (que o lugar mais barato de comprar).

Utilizar TNT 150 gramas é uma maneira de deixar as peças mais firmes, resistentes e, conservando-as por maior tempo.

Desse outro jeito você vai fazer um sanduíche em cada parte do trabalho, como nas técnicas de patchwork, topo + manta + o TNT e vai fazer um quilt ou matelassê o que você achar mais fácil.

Esse tipo de estruturação deixa as peças firmes também.

Clique Aqui e saiba onde comprar tecidos online.

Leia também como fazer Dublagem de Tecido com cola pano, outra forma simples de estruturar suas peças e o melhor que ela não solta e pode ser lavada. [Clique aqui] 

Espero que gostem e usem bastante está técnica!

Se você conhecer outra forma de fazer estruturação de tecido de forma barata não se esqueça de compartilhar conosco aqui!

Um grande abraço Grazieli

Comentários

comentários


3 Comentários


  1. Boa tarde, tenho uma dúvida: Passando cola assim, esta peça não vai poder ser lavada, não é?

    Responder

  2. Tenho uma dúvida: Passando esta cola eu não posso lavar esta peça nunca, não é?

    Responder
    1. Artesanato em patchwork

      As peças feitas com essa cola não poderão ser lavadas. Mas, se a peça que você quer fazer será muito manuseada troque a cola pela cola de tecido, assim você poderá lavar. Se ainda tiver dúvida me avise! Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + quatro =