Como escolher sua Máquina de Costura

Você gosta de costura e quer comprar uma máquina de costura seja para fazer Patchwork ou outros serviços. Mas não sabe como escolher sua máquina de costura no meio de tantas marcas, modelos e preços. Pois escolher uma máquina de costura nem sempre é uma tarefa fácil.

Encontramos no mercado máquinas que fazem de tudo e os modelos mais modernos podem custar muito dinheiro, se você nunca comprou uma máquina de costura antes ou nem mesmo sabe por onde começar. Então vou te ajudar!





Primeiro se você é iniciante no mundo da costura não adianta comprar uma máquina cheia de recursos que não são necessários, ou uma máquina profissional, muito potente e você não consegue costurar nela. Uma escolha errada pode fazer você ter uma experiência não tão boa e você desistir de continuar. E não é isso que você quer, não é?

No mercado há uma infinidade de máquinas de fácil manipulação e com preços bem acessíveis e que você conseguirá realizar muitos trabalhos. Eu mesma iniciei a costura em uma Singer 242 que era da minha mãe e que já era de segunda mão. E até hoje faço muitas coisas nela e até consigo fazer quilt livre. Depois de adquirir certa pratica com costura você poderá investir em uma máquina mais adequada para suas necessidades.

Claro! Temos que pensar pra que eu quero a máquina. Para fazer somente pequenos consertos? Preciso somente do ponto reto e zigue zague? Quero que ela costure muitas camadas, couro e jeans? Quero que ela costure e tenha pontos decorativos?

Antes de escolher sua máquina de costura temos que ter em mente o que queremos que ela faça e só depois sair para comprá-la. E para ajudá-las separei a seguir 4 tipos de máquinas de costura e suas diferenças, para ajudar na escolha.

Leia também:  Qual a melhor máquina de costura para iniciantes

Máquina de Costura Doméstica

maquina-costura-janome-domesticaA máquina de costura doméstica é aquela para costuras caseiras. Atualmente encontramos no mercado máquinas de costura doméstica que permitem até pregar elásticos finos, bordar letras, fazer alguns pontos decorativos, caseado, ponto de overloque e até aguentar algumas camadas mais grossas. Além de costurar de forma reta pode também costurar com agulhas duplas. No mercado, encontramos muitas marcas tanto as nacionais mais conhecidas como Singer e Elgin e as importadas como Brother e Janome. Alguns modelos têm Braços Livres ou Bases Planas. Porém, na hora de escolher um modelo doméstico você deve levar em consideração que tipos de pontos você vai precisar. Vale lembrar que uma máquina doméstica não é adequada para uso profissional ou para uso intenso.

Máquina de Costura Portáteis

maquina-costura-portatilEncontramos também a máquina de costura portátil que é derivada da doméstica. A diferença é que elas são mais leves e não contam com uma estrutura de mesa, é mais compacta o que facilita o transporte. No entanto, não deixam a desejar. Encontramos modelos de máquinas portáteis excelentes no mercado. A maioria tem enchedor de bobina automático, cortador de fio automático, controle de velocidade automático, passador de linha e tudo mais que uma doméstica comum tem.  São indicadas tanto para as mais experientes como as iniciantes na costura. Contam com mais de 10 tipos de pontos utilitários. Apesar de parecer um brinquedo, faz uma costura perfeita!

maquina-costura-overlockMáquinas de Costura Overlock

As máquinas de costura tipo overlock (ou Overloque) são ideais para acabamentos, porém também permitem a costura. Além de possuem um ponto profissional. Permite cortar o tecido durante a costura, além de evitar que desfie. São excelentes para os fechamentos de peças. O grande diferencial em uma máquina de costura overlock é a quantidade de pontos por minuto (chega a mais de mil). Outro grande diferencial é de costurar com dois fios, um na agulha e outro no looper.

Leia também:  Máquina de Costura para Quilt e Patchwork Singer Confidence Quilter 7469Q

Máquinas de Costura reta Industrial

Reta Industrial Yamata

São máquinas de costura mais robustas, aguentam grandes quantidades de peças, porém exigem maior espaço. São mais potentes (rápidas), costuram materiais mais pesados como o couro, jeans, lona e varias camadas de tecido. Possuem uma grande variedade de calcadores. Ela possui somente o ponto reto e algumas já têm o zigue zague também. Muito parecida com a máquina doméstica só com mais potência. É como comparar um fusca com uma Ferrari. E com pratica você consegue fazer quilt nela também.

Outra coisa que devemos levar em conta na hora de comprar e se na sua região tem uma autorizada ou empresa que de suporte em caso de emergência.

Boa escolha!

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 19 =