5 dicas para você costurar melhor e em menos tempo

A arte da costurar é milenar, e é passada de geração em geração, é uma técnica que vive em constante evolução, apesar de manter suas tradições.

As máquinas hoje possuem as mais diversas funções. O que facilita e muito a vida da costura, além de conseguir fazer cada vez mais peças elaboradas e com poucas ferramentas e em pouco tempo.





Com toda essa facilidade de nosso tempo, cada vez mais se torna mais fácil e ágil o processo de corte e costura. Ainda podemos contar com dicas para facilitar ainda mais a confecções de roupas e artigos de decoração.

Buscar por dicas para otimizar cada vez mais o trabalho com costura podem ajudar a obter um maior sucesso na profissão e nos negócios.

Por isso, a importância dos utensílios de costura para que você consiga costurar melhor e em menos tempo e manter uma qualidade superior em todo seu trabalho.

5 dicas para costurar melhor em menos tempo

Dica 1 –  Máquina de costura ideal

A primeira dica e a mais importante é a aquisição de uma máquina de costura que atenda à todas as suas necessidades e que não seja de difícil manuseio. “O menos é mais”, pois as máquinas boas são aquelas que atendem suas necessidades de forma simples.

Nada de investir em máquinas que só faltam falar, e que você mesmo não sabe como usá-la ou não precisa de tudo isso.

Se você está iniciando na arte da costura, vale começar com uma máquina mais simples, e assim, que você for ganhando mais experiência vale investir em uma máquinas mais robustas.

Dica 2 – Invista em materiais úteis

No mundo da costura existem muitos utensílios para tudo. E eles estão ai para facilitar nossa vida e otimizar cada vez mais nossa produção.

E para tanto que existem uma variedade de réguas, canetas fantasma, cortadores circular, base de corte. Principalmente as tesouras devem ser reservadas para essa função, para que não estrague seu corte e estrague o tecido.

Para prender e não marcar suas peças prefira alfinetes de costura sem cabeça eles são mais delicados com o tecidos. Mais se você precisa de algo que seja mais rápido de tirar dê preferência a alfinetes do estilo flor.

Agora se o tecido ficam com marcas do alfinete, coloque clipes de papel, eles são ótimo e não marcam o tecido, além de segurar bem e não quebrar com o tempo. (eu adoro usar esses!)

Dica 3 – Tenha tudo à mão

Antes de iniciar qualquer coisa certifique-se de ter tudo à mão. Tecidos em quantidade suficiente, zíper, botões, linhas, bobinas cheias, agulhas para que você não perca tempo procurando ou tendo que sair para comprar.

No caso do tecido é sempre bom ter disponível uma boa quantidade, pois se ocorrer um erro você terá como resolver sem ter que parar tudo e perder tempo.

Dica 4 – Tenha calma e paciência

É muito importante quando se costura ter calma e a paciência, e isso são essenciais para se ter uma peça com capricho e qualidade.

Analise a peça enquanto se costura e se necessário desmanche e refaça a costura. Essa é uma dica que fará de você profissional diferenciado.

 Dica 5 – Faça moldes

Faça moldes de suas peças e siga-o, os moldes ajudam muito para otimizar o tempo além de fazer com que você trabalhe com um padrão isso é um grande diferencial nesse mercado.

Corte com calma e muita atenção o tecido seguindo os moldes. Se necessário use pesos para ajudar o tecido não deslizar.

É muito importante para um costureiro que sempre faça cursos de reciclagem e nova técnicas, além valorizar ainda mais seu trabalho você vai poder se tornar uma referência no seu ramo.

Por isso, leve a sério a costura e faça o seu melhor sem neuras que no final tudo dá certo!

Espero que essas pequenas dicas ajudem você que é iniciante na costura a se organizar e aprender a otimizar cada vez mais seu tempo e transformar sua paixão em um negócio lucrativo!

Um grande abraço e muitas costurices pra você!

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − sete =