Como começar Patchwork

O patchwork também é conhecido como remendar, pequenos pedaços de tecido que costurados juntos criam um projeto decorativo ou uma verdadeira obra de arte. No entanto, muitos ainda têm dúvidas em como fazer patchwork se pode ser feitos à mão ou usando uma máquina de costura. Só é possível usar uma máquina de costura para costura juntos certas formas como quadrados e retângulos.

Quilting à mãoCostura à mão é mais popular para muitas americanas que mantém a técnica artesanal e costuram as colchas à mão o que permite que crie os mais incríveis desenhos. Este método é conhecido como ‘remendar sobre papel’. Isso ocorre porque as formas escolhidas para o projeto final são desenhadas em um papel mais estruturado e depois cortado. Isso deve ser feito com precisão para as peças que se encaixam confortavelmente. Você pode usar o papel milímetro ou desenhar um modelo redondo.





Nessa técnica você utiliza um gabarito de papel da forma que desejar e une todas as peças com pontos feito à mão. Claro, que hoje podemos fazer essa técnica de forma mais simples utilizando o papel termocolante, que facilita e muito e nós permite unir as peças com pontos à máquina.

Com essa técnica de formas geométricas são frequentemente usadas para criar efeitos impressionantes. Hexágonos e octógonos são muitos comuns nessa técnica. Também podemos encontrar aplicações em flores, folhas usando a mesma técnica.

O trabalho de patchwork pode ser embelezado com appliqué, bordados e até mesmo retalhos embutido. Appliqué é a aplicação de termocolantes, aplicado na frente do tecido com pontos caseados tanto à máquina como à mão.

É importante lembrar que devemos aprender uma técnica e depois de dominada devemos aprender uma outra técnica. A técnica do patchwork requer muita matemática. Aprenda a olhar um bloco e observar como foi feita um outro recurso que ajuda e muito na criação dos blocos é o caderno quadriculado de 1cm. Toda vez que você for começar um projeto desenhe primeiro nesse caderno e já se programe o quanto de tecido será necessário para executá-lo.

Leia também:  Dicas de ouro para começar a costurar

Agora se você está pensando em como fazer patchwork você pode fazer vários blocos, todos com técnicas diferentes e uni-los com faixas e fazer uma colcha, capas de almofadas, bolsas e muito mais.

Escolha dos tecidos

Tecidos para PatchworkÉ muito importante a escolha dos tecidos. Os tecidos 100% algodão são fáceis de trabalhar e contamos com uma variedade de estampas o que facilita na hora da combinação. Mas é importante lavar com água e passar a ferro, antes de cortar, pois todos o tecido de fibra natural sede um pouco, e você não quer estragar seu trabalho, não é mesmo!

Cuidado ao usar o tecido de algodão cru em suas peças. Ele é um tecido que é usado para fazer sacolas ecobags, forro e pano de mesa. No entanto, deve ser muito bem lavado antes de cortar por encolher e por soltar uma água suja que pode comprometer seu trabalho. Mas se quiser existe o americano cru que é um pouco mais caro e é de melhor qualidade e possui uma cor mais uniforme.

Já com os tecidos coloridos temos que ter um certo cuidado pois ainda encontramos algumas marcar de tecidos que soltam tinta na hora da lavagem. O jeans é um tecido de algodão é solta muita tinta por causa do tingimento. Teste sempre o tecido antes de fazer os projetos.

O teste é sempre bom

Antes de iniciar uma costura à máquina teste os pontos que serão utilizados em um pedaço do mesmo tecido que você usar, para ter certeza que ele ficará certo. Aproveite para testar o tamanho do ponto a tensão.

No patchwork é comum usar pontos pequenos, para unir as partes e fazer as curvas, isso irá permitir que os pontos não soltem com facilidade e que não aja excesso de costura num mesmo lugar.

Leia também:  Patchwork Passo a Passo para Iniciantes

Dica de ouro

Se você é iniciante no mundo da costura uma dica importante é sempre alinhavar as peças antes de costurar. Essa pratica ajuda muito na hora de colocar um viés, unir as partes da bolsa, ou fazer peças pequenas como o puxa saco. Além de não deixar as partes saírem dos lugar o alinhavo dá mais segurança na hora de costurar e você já sabe se tudo vai se encaixar.

QuiltingQuilting

Não é porque você não tem uma máquina que faz quilting ou você não tem pratica que você não pode fazer quilting em sua peças. O quilting a mão é feito da mesma forma que à máquina e pode usar linhas para bordar, coloridas, metálicas.   Além de unir o topo, a manta e o forro também deixa sua peças bem bonitas. Para riscar o designer você pode usar uma caneta que apaga com ferro e soltar a imaginação!

Para começar você não vai precisar de muito mais se você achar que o patchwork é a arte para você, você provavelmente vai querer investir em equipamento que ajudará a tornar mais fácil a construção do projeto.

Então comece nesse maravilhoso mundo da costura e depois venha trocar suas experiências e suas descobertas em como fazer patchwork.

Espero que essas dicas rápidas ajudem bastante!

Abraços e muitas costurices pra você!

Leia também Como fazer o quilting

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 2 =