Colcha de Patchwork – Uma paixão!

Colchas de retalhos são formadas como qualquer colcha com três camadas, a parte superior do tecido, uma camada de manta pra dar volume e um toque macio e uma camada de tecido para o forro, e então eles são costurados juntos para formar a tradicional colcha de patchwork.

O maravilhoso de fazer uma colcha é o trabalho em patchwork que podemos realizar na camada superior. Varias pequenas formas e cores do tecido são todos unidos para fazer um grande pedaço. Esta forma de fazer as colchas tem encantado cada vez mais pessoas. Além de demonstrar carinho pelo trabalho desenvolvido em sua execução. Além de fornecer calor, embeleza a casa.

Antigamente esse conhecimento de fazer colchas passava de geração em geração e eram guardados como verdadeiros tesouros. É muito gratificante receber de presente um trabalho feito por outra pessoa que foi desenvolvido especialmente para você.

E como muitos passam que fazer uma colcha é uma coisa muito complicada. Não desanime, pois não é nem um pouco difícil. Claro, que uma pessoa que nunca fez uma colcha não adianta começar com aqueles gráficos mais elaborados que você vai desistir antes de terminar.

Uma dica para você pegar gosto é formar blocos e só depois de todos prontos você pode uni-los para formar sua colcha. Outra dica é: você pode formar vários blocos com desenhos diferentes, só tendo o cuidado de todos os tecidos serem de 100% algodão, para não dar diferença no trabalho.

Ao usar diferentes blocos numa mesma composição e dar um ar mais moderno no patchwork tradicional e transformá-lo em um trabalho único. Usar tecidos lisos que muitas vezes deixamos de lado também é uma boa pedida para esse trabalho.

Colchas com o patchwork moderno são muito valorizados os espaços negativos é o espaço que fica entre os blocos é o espaço livre de blocos. O espaço negativo vai valorizar os blocos, os designers e as cores do trabalho.

E o cinza e branco ficam lindos para fazer os espaços negativos. E quem gosta do patchwork moderno usam esse espaço livre para trabalhar no quilt e deixar o trabalho mais valorizado.

É interessante pensar que o Patchwork originalmente começou a fazer uso de pedaços de sobras de tecido e nada era desperdiçado e hoje podemos tirar proveito de todos os tecidos que temos em casa que não sabemos o que fazer. Corte-os em pequenos quadrados ou pedaços de tecido apenas para costurá-los juntos para fazer uma linda colcha de patchwork.

Estou tão feliz que a arte de fazer colchas vem vencendo o tempo e vencendo a modernidade e ainda é apreciado e valorizado hoje. Eu tenho algumas colchas em patchwork que fiz para mim e eu as estimo muito.

Dicas para fazer sua colcha

Separei para você alguns exemplos de blocos que são fáceis para começar

Bloco: com faixas do mesmo tamanho

colcha-patchwork-ideia1

Quillow: faixas de comprimento variados, porém da mesma largura.

colcha-patchwork-ideia2

Outro bloco fácil de fazer é o Nine Patch: São nove quadrados de 12,5 cm.

colcha-patchwork-ideia3

E para modificar faça o Nine Patch desconstruído.

colcha-patchwork-ideia4

Se você está começando vai a dica:

Se você está trabalhando com um tecido de largura de 1,40cm, então você terá mais ou menos 8 blocos por faixa. Primeiro você deve calcular quantas faixas será necessário para completar o seu projeto.

Um ótimo aliado para fazer seus blocos é o caderno quadriculado que ajuda ao calcular o tamanho de sua colcha. Se você quiser pode colocar uma moldura e um viés de outra cor que não está no topo do trabalho, ou mais escuro. Agora se você quer dar uma ideia de infinito, use o mesmo tom neutro que você usou no fundo do trabalho. Se você escolheu branco no fundo dos blocos use um viés branco e o seu trabalho não terá fim.

Agora é separar seus tecidos e começar a trabalhar !!!

 

 

 

 

 

Comentários

comentários


Recent Posts