Bolas de Natal: Patchwork sem agulha

Olá!

Já está se aproximando o Natal. Essa data em que queremos estar com as pessoas amadas e queridas, que você realmente se importa.





E para aproveitar vou mostrar uma técnica do patch sem agulha, para você produzir peças exclusivas. E se surpreender com o resultado!

Então vamos lá!

Patchwork Embutido

Começamos com essas bolas de Natal decorativas, muito divertido de fazer e muito relaxante.

bola-de-natal-patchwork1

Materiais

Bola de isopor 10 cm.

Alfinetes simples nº 29

1 caneta que apaga

1 fita métrica

8 cm x 110 cm do tecido fundo Natal claro.

16 cm x 110 cm do tecido de fundo verde Natal

16 cm x 110 cm do tecido de fundo vermelho do Natal

1 metro de fita vermelha larga

Passo 1: Corte o tecido de 8x8cm fotos.

Corte tiras de tecido em quadrados de 8x8cm. Parte inferior do tecido claro, vamos precisar de 10 quadrados, para o tecido de fundo verde, vamos precisar de 16 quadrados e tecido de fundo vermelho 16 quadrados e reserve. O restante da tira de 8cmx80 cm que sobrou deixe para dar acabamento na bola. Dobre cada quadrado ao meio e depois dobre mais uma vez e passe a ferro para marcar o centro do tecido.

Passo 2: Marque a bola.

Comece marcando no centro da bola com distância de 4cm entre elas (Foto 1).  Posteriormente, trace os meridianos em toda a bola, como na foto 2. A bola estará dividida em 8 partes iguais.

bola-de-natal-patchwork2

A partir dessas divisões você pode fazer vários tipos de desenhos na bola como: em gomos, folhas, curvas, losangos e estrela como é a nossa.

Passo 3: Comece a bola.

Comece por um dos hemisférios da bola. O primeiro passo será pegar um quadrado de tecido claro, já dobrado coloque um alfinete no centro do tecido do lado do avesso do tecido e finque o alfinete no centro da bola de isopor. Como na foto.

Leia também:  Passo a passo de Patchwork: Árvore de Natal

bola-de-natal-patchwork3

Depois dobre o quadrado de tecido formando um triângulo e prenda com quatro alfinetes para fixar as pontas. Repita o processo, sempre completando nos lados opostos do triângulo já colocado. Depois de completado a primeira volta.

bola-de-natal-patchwork4

Uma vez que esta primeira rodada estiver pronta, marque o centro de cada triângulo com o metro 2 cm. Como na foto abaixo. Essas marcas serão as nossas referências para iniciar a segunda rodada.

bola-de-natal-patchwork5

Passo 4: Segunda camada.

Como na primeira rodada, repita o mesmo processo com o tecido verde seguindo as marcações que fizemos. Nesta rodada será usada 8 quadrados.

bola-de-natal-patchwork6

Passo 5: Terceira camada com vermelho.

Terminado a segunda camada dos triângulos verde. Marque no tecido verde a partir do bico da estrela, com ajuda da fita métrica, 1,5cm, como fizemos no início, para saber onde os tecidos vermelhos precisarão ir.  Vamos fazer usar 8 quadrados vermelhos, como fizemos com os verdes.

bola-de-natal-patchwork7

Passo 6:  Faça o outro lado da bola

Repita todo processo no outro lado da bola, seguindo a mesma sequência.

bola-de-natal-patchwork8

Passo 7. Fechar o centro da bola.

Com a faixa de tecido vermelha que sobrou vamos fechar todo o centro da bola. Dobre a beirada do tecido, certificando-se de cobrir o final do trabalho, para dar um bom acabamento, prenda o inicio da fita com alfinetes. De a volta na bola e finalize dando uma virada na fita e prenda com alfinetes.

bola-de-natal-patchwork9

Se quiser você também pode colocar uma fita mais fina, florzinha, sianinha. E finalizar com uma fita fininha para fazer uma argolinha para pendurar. E para fixá-la é só colocar um pinguinho de cola quente.

Feliz Semana !!!

Vídeos com outros exemplos:

Fonte:

http://manualidades.facilisimo.com/bolas-de-navidad-patchwork-sin-aguja_979156.html

 

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + dezenove =