Bloco Windmill (Moinho de vento) ou Pinwheel (cata-vento)

Esse bloco de Cata-vento também é muito fácil de fazer para quem está começando e podemos encontrar algumas variações deste mesmo bloco que depois que você entender algumas técnicas poderá arriscar. Este tipo de bloco fica lindo em mantas ou colchas para bebês em tons pastéis e fundo branco. Nos tons mais terrosos fica bem aconchegante para uma manta para sofá.

Como fazer Bloco de Cata-vento de Patchwork

Para fazer o bloco de Cata-vento você vai precisar de duas cores diferentes. Vou dar o exemplo de verde com o branco. Lembre-se também que você deve definir o tamanho do bloco.

Para facilitar o corte use um cortador circular de 45 mm e uma régua para patchwork 15x30cm.

E para simplificar vou trabalhar com um bloco final de 30 cm então se eu dividir esse bloco em dois vou ter quatro quadrados de 15 cm mais a margem de costura que não posso esquecer 1,5 cm. Então 15cm + 1,5cm = 16,5 cm. Você vai precisar de 4 quadradinhos, dois de cada estampa (dois verde e dois branco) com 16,5cm x 16,5cm.

Bloco-Windmill1

Pegue um quadradinho de cada cor e coloque frente com frente e marque com auxílio de um lápis um risco na diagonal. Use essa marca como guia de costura e passe uma costura reta em cada um dos lados com pontos pequenos para evitar ficar soltando na hora de cortar.

Bloco-Windmill2

Repita esse processo no outros dois quadradinhos, depois de tudo costurado corte na marcação a lápis do centro e abra a costura e eles ficarão assim.

Bloco-Windmill3

Monte o esquema do bloco antes de costurar. Ele deverá ficar assim.

Bloco-Windmill4

Agora é só costurar os dois da primeira faixa horizontal e depois os dois da segunda faixa e unir a primeira com a segunda faixa e está pronto o seu cata-vento.

Bloco-Windmill6

Quer aprender mais a fazer blocos tradicionais então acesse :

Comentários

comentários


Recent Posts