Árvore de Natal em Patchwork – Tutorial

Materiais

Pedaços de tecido 100% algodão variados;

Fibra siliconada;

Uma pedra ou peso;

Fitas para decorar;

Intertela termocolante;

Fazer um quadrado como o abaixo usando peça rápido tutorial de pequenos quadradinhos.

arvore-patchwork-pap-1

Separe os tecidos e corte quadrados de 5x 5 cm ou 2”x 2” polegadas  e reserve.

arvore-patchwork-pap-2

Agora, risque e corte um quadrado de 30 cm x 30 cm ou 11” x 11” polegadas na intertela. Faça um quadriculado de 5 x 5cm ou 2”x 2” polegadas do lado liso ou seja sem cola. (Para facilitar já encontramos disponível no mercado um intertela termocolante que já vem riscada). Eu uso sem riscar mesmo, pois é bem mais barata. Na tábua de passar coloque a intertela virada para o lado mais áspero, ou seja o lado da cola, e acomode todos os quadradinho de tecido na grade que você acabou de desenhar, cuide para distribuir bem as cores.

arvore-patchwork-pap-3

Depois de tudo acomodado passe a ferro começando do centro para as pontas. Ao invés de passar a ferro (ou seja, como movimentos de um lado para o outro) Pegue seu ferro e colocá-lo para baixo no bloco, usando uma pressão uniforme para fundi-las na intertela sem tirar nada do lugar. Repita esse procedimento em todo quadrado.

arvore-patchwork-pap-4

Depois de tudo colado vire o quadrado e dobre as colunas na vertical e passe uma costura reta com um pé de máquina com ponto bem pequeno. Repita até que todas as colunas verticais são costuradas.  Com uma tesoura ou o cortador circular e régua retire uma quantidade mínima de tecido que permita abrir a costura. Passe a ferro.

arvore-patchwork-pap-5

Repita o procedimento com as linhas horizontais e abra as costuras também.

arvore-patchwork-pap-6

A intertela termocolante falem de ajudar na costura doa quadradinhos também deixará o tecido mais estruturado o que é ideal para esse tipo de árvores.

arvore-patchwork-pap-7

Use um compasso ou outra coisa redonda para desenhar um molde no pedaço de papel, medindo cerca de 30 x 30 cm ou 11” x 11” polegadas em dois lados.  Coloque o molde em cima dos quadrados e corte conforme o modelo (ver imagem abaixo).

arvore-patchwork-pap-8

Ele ficará assim. Você pode usar os restos dos retalhos para fazer uma mini árvore e para isso é só ajustar o tamanho do círculo para o tamanho do pedaço que sobrar.

arvore-patchwork-pap-9

Una os dois lados retos e passe uma costura reta. Certifique-se de que os cantos correspondem, para facilitar alfinete antes.

arvore-patchwork-pap-10

Ela vai ficar assim. Agora vire para o lado direito da peça.

arvore-patchwork-pap-11

Coloque a árvore sobre um pedaço de papel ou papelão e faça uma marca rente ao tecido, repita o mesmo no lado oposto do cone . Depois adicione outra marca, só que agora com a margem de um pé de máquina para cada lado.

arvore-patchwork-pap-12

Com ajuda de um compasso faça um círculo usando as marcas como guia. Este será o seu modelo para fazer o fundo da árvore.

arvore-patchwork-pap-13

Depois de riscado e cortado o modelo corte os tecidos e a intertela termocolante para fazer o fundo da árvore. Você também pode usar feltro sem a intertela em vez de tecido, se desejar.

arvore-patchwork-pap-14

Passe o círculo com a intertela do lado da cola avesso do tecido. Vire novamente o cone para o lado avesso e alfinete em toda a volta do círculo, com a intertela já colada.

arvore-patchwork-pap-15

Leve a máquina e costure toda volta deixando uma abertura de mais ou menos 5 cm, para depois desvirar a peça.

arvore-patchwork-pap-16

Desvire e preencha todo interior da árvore com a fibra siliconada o suficiente para deixar bem firme. Coloque o peso e termine de fechar com pontos invisíveis. Enfeite com um laço. Se quiser fazer outro tamanho é só adaptar o molde e repetir todo processo.

Está pronta sua árvore de Natal personalizada.

passo-a-passo-arvore-de-natal-patchwork

Se quiser você pode enfeitar sua árvore com argolas, botões, pérolas. No topo você também pode colocar uma estrela de feltro. Claro agora é só usar a criatividade e decorar do seu jeito

Veja também outro tutorial de árvore de Natal em Patchwork.

Fonte: https://mypatchwork.wordpress.com/2011/11/18/patchwork-christmas-tree-softie/

 

Comentários

comentários


Recent Posts